Bem-vindo -
13/07/2021

Cruzamento da Duque com a nova marginal vira palco de acidentes

Reclamações de acidentes de trânsito quase que diários e congestionamento. Desde sua abertura para o tráfego, no dia 2 de julho, o cruzamento da marginal da rodovia Marechal Rondon com a avenida Duque de Caxias tem registrado problemas. Mesmo diante dos novos semáforos instalados, motoristas têm se acidentado no trecho, conforme o JC apurou. Responsável pelo gerenciamento do trânsito urbano, a Emdurb diz que ainda estuda a situação para entender qual o problema no cruzamento, mas adianta que já ampliou a presença de agentes do Grupo de Operações de Trânsito (GOT) por lá para orientar condutores.

Diretor de Trânsito e Transporte da Emdurb, Luiz Felipe de Castro aponta que, embora a empresa ainda não possua um levantamento sobre acidentes no trecho, há certa preocupação diante de informações que ele diz ter recebido extraoficialmente. "Eu soube de apenas dois acidentes, um deles hoje (ontem), mas leves. Ainda não tivemos acesso aos BOs, então, não é possível precisar as causas para entendermos o que pode estar ocorrendo, porque os semáforos estão instalados em local aberto e com completa visibilidade", comenta Castro, acrescentando que terá acesso às informações até o final desta semana.

HIPÓTESES

Entre as hipóteses levantadas pela reportagem, está a de que, tanto o fluxo de condutores que trafegam pela rua Amazonas e realizam a conversão para a Duque, quanto o dos que já trafegam pela avenida, não têm se atentado para a parada semafórica sobre o viaduto, que seria pouco sinalizado. 

Na tarde desta segunda (12), um motociclista teve ferimentos leves após ser envolver em um acidente no cruzamento.

"Quase todo lugar que recebe semáforo registra problemas ou colisões leves na primeira semana. As pessoas têm o hábito de ligar o piloto automático para caminhos conhecidos", aponta o diretor da Emdurb.

Como a marginal ainda não foi completamente liberada, há receio de que os problemas de trânsito aumentem no cruzamento com a Duque quando isso ocorrer, dado o grande fluxo da avenida. É por isso que a Emdurb realizará estudo mais detalhado do trecho. "Se o problema for na Duque, podemos reforçar a sinalização, ou, hipoteticamente, até instalar um radar. Mas, pode ser que o problema seja de desrespeito à sinalização mesmo, aí é a população que terá que ajudar", pontua Castro.

Para ele, a tendência é de que os condutores se acostumem com a alteração viária e que a situação no trecho se normalize até a próxima semana.

VIA RONDON

Em nota, a ViaRondon Concessionária de Rodovia S/A, que é responsável pela marginal, informou que não localizou registro de acidentes no trecho em seu Centro de Controle Operacional (CCO). A concessionária reforça ainda que, ao longo da via marginal, implantou sinalização para orientação aos motoristas "e solicita aos usuários que fiquem atentos e respeitem a sinalização implantada no local para evitar acidentes".

A sua assinatura é fundamental para a informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal da Cidade.


Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09