Em 2020, a Seção de Fiscalização do DAE registrou 1.450 ocorrências de fraudes e demais irregularidades. Deste montante, 485 foram enquadradas como infrações. Tratam-se de casos de cortes violados, ligações clandestinas, ligações diretas, e hidrômetros travados e invertidos.
Os outros 965 casos, de acordo com a autarquia, foram notificações por problemas no hidrômetro, como visores embaçados, medidores quebrados, furados ou com defeitos. Nestas situações, os moradores precisaram adquirir novos hidrômetros.
"A fiscalização é um trabalho constante do DAE e é uma das maneiras para combater a perda de água. A fraude na rede de água é um fator que compõe o índice de perdas totais na distribuição, que contabiliza volumes não medidos por falhas em hidrômetros e ligações irregulares", pontua a autarquia.
Como medida administrativa prevista pela Resolução 13, de 30 de outubro de 2017, do DAE, o imóvel que for autuado por infração recebe multas que podem chegar a R$ 2,5 mil, dependendo da categoria de consumo.
QUINZE FISCAIS
A autarquia conta com 15 fiscais que percorrem o município, sendo que as irregularidades mais comuns encontradas são rompimentos de lacres (corte violado) e fraudes no hidrômetro (medidor travado ou invertido). Nessas situações, a água que abastece o imóvel não é contabilizada ou nos casos que o hidrômetro está irregular o consumo registrado acaba sendo inferior ao real.
No último mês e para fins de testes, conforme o JC noticiou, o DAE acompanhou a instalação de seu novo padrão de ligação, em fase final de elaboração, em um empreendimento na cidade. Neste modelo, o hidrômetro contará com uma caixa de proteção, estrutura que será fundamental para combater irregularidades.
DENÚNCIAS
As denúncias de fraudes podem ser feitas pelo 0800-7710195 ou diretamente na Seção de Fiscalização, pelo telefone 3235-6123. O DAE assegura sigilo ao denunciante.