Bem-vindo -
05/04/2021

DAE reduz captação do Batalha e moradores reclamam de falta de água

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru informou, na tarde deste domingo (4), que a Lagoa de Captação do Rio Batalha registrou queda no nível de água e, por isso, foi necessário reduzir em 15% o volume de captação do local. A medida afetou o abastecimento de residências localizadas em bairros que são atendidos pelo manancial, como no Jardim Terra Branca e Jardim Ferraz, onde os moradores já reclamam de falta do líquido. Porém, segundo a autarquia, não há previsão para normalizar a distribuição na região por enquanto.

De acordo com o DAE, o nível da lagoa caiu de 2,78 metros na última sexta-feira (2) para 2,65 metros neste domingo (4), sendo que o índice considerado ideal é de 3,20 metros. A autarquia atribui a diminuição à escassez de chuvas no mês de março e às altas temperaturas registradas nos últimos dias.

“Por isso, houve a necessidade de reduzir em cerca de 15% o volume de captação, o que ocasionou alguns problemas no abastecimento nas regiões mais altas de bairros como Jardim Solange, Jardim Terra Branca, Vila Nipônica, entre outros”, disse o DAE, em nota divulgada à imprensa.

Diante disso, ainda segundo o departamento, para regularizar a distribuição, é esperada a chegada da chuva e a redução do consumo de água, por conta do calor. “Em um segundo momento, há previsão a médio prazo de se fazer interligação de adutoras para melhorar a distribuição de água nos bairros", explica.

RECLAMAÇÕES

Moradores dos bairros afetados procuraram o JC para reclamar da falta de água na região. Renato Luiz Posca, de 39 anos, que reside no Jardim Terra Branca, afirma que ficou quase dois dias sem abastecimento. “Liguei no DAE ontem (sábado) e disseram que é por causa do reservatório do Batalha, que está baixo porque não está chovendo. Nós estamos em abril ainda, nem começou o período de seca, e a distribuição já está sendo interrompida. Não tem nem cinco meses que passamos por um rodízio e, pelo jeito, vai começar outro logo”, diz.

Quem também relata que teve dificuldades para receber água em casa é Francisco Vasconcelos, de 35 anos, morador do Jardim Ferraz. “Tive dificuldades no abastecimento durante toda a semana, enfrentando restrições na distribuição. Liguei no DAE hoje (domingo) de manhã e disseram que estava irregular porque uma bomba enroscou, mas que o conserto já tinha sido feito. Só que eu moro perto da Lagoa de Captação e, geralmente, já recebo água depois de duas horas. Mas, dessa vez, só começou a chegar depois das 18h”, conta.

SERVIÇO

O DAE solicita que os consumidores usem suas reservas domiciliares com economia e, se necessário, solicitem caminhões-pipas pelos números 0800-771 0195 (para ligações de telefones fixos), ou 3235-6140 e 3235-6179 (para celulares).



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09