Bem-vindo -
05/09/2025

Dani Alonso e Capitão Augusto inauguram novo centro cirúrgico na Santa Casa de Marília

Ampliação do centro cirúrgico conta com microscópio para procedimentos neurológicos, de coluna, tratamento de câncer, entre outros de alta complexidade; equipamento de ponta foi conquistado pelos depu
A deputada estadual Dani Alonso (PL) e o deputado federal Capitão Augusto (PL) inauguraram nesta sexta-feira (5) a ampliação do centro cirúrgico da Santa Casa de Marília, ala que conta com um microscópio de alta tecnologia conquistado com emenda de R$ 900 mil, destinada pelos parlamentares do orçamento estadual. Ao todo, ambos já destinaram cerca de R$ 4 milhões para a instituição.
 
O microscópio cirúrgico é utilizado em casos de elevada complexidade, a exemplo de procedimentos neurológicos, ortopédicos (como de coluna), otorrino, reconstrutivos, entre outros.
 
“Dezenas de milhares de marilienses e moradores da região serão beneficiados com o investimento. Vamos salvar vidas, promover a saúde e o bem-estar para pacientes que esperam há tempos na fila”, explicaram os deputados.
 
O equipamento, que já foi comprado e entregue ao hospital, permite a visualização precisa de estruturas extremamente pequenas, como o cérebro, vasos sanguíneos, medula e nervos.
 
“Este microscópio proporciona aos cirurgiões maior agilidade e confiança nos procedimentos, graças à alta resolução de imagem e tecnologia 4K”, detalharam a deputada estadual Dani Alonso e o deputado federal Capitão Augusto.
 
O microscópio foi reivindicado em maio de 2023 por meio de ofício endereçado ao secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Eleuses Paiva. Em janeiro deste ano, outro ofício foi enviado, desta vez ao secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, cobrando o recurso. 
 
O convênio para disponibilização foi assinado no mês seguinte e a aquisição aconteceu recentemente.
 
CENTRO CIRÚRGICO
 
A Santa Casa de Marília realiza uma média de 1.150 cirurgias por mês e, com a reforma do centro cirúrgico, o número de salas destinadas a esse tipo de procedimento passa de 10 para 14 – um aumento de 40% na capacidade. Além disso, agora serão 20 leitos de recuperação pós-anestésica, o dobro do que existia anteriormente.
 
O hospital é referência em média e alta complexidade e tem papel fundamental na assistência de saúde pública em âmbito regional, com mais de 70% dos seus procedimentos sendo realizados via SUS (Sistema Único de Saúde) para 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde), uma área com mais de 1,2 milhão de habitantes.
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09