Bem-vindo -
20/04/2020

Daniel Alonso conquista 7,8 mlhões para a saúde para o combate ao coronavírus

Dinheiro será utilizado para a aquisição de um total de 14.500 unidades de testes laboratoriais, que serão feitos pelo Laboratório São Francisco de Marília, sendo investidos cerca de R$ 2,2 milhões.

Deste total de testes, serão 10.500 unidades para Covid-19 (Novo Coronavírus), sendo 6.000 testes rápidos e 4.500 RT-PCR; além de 4.000 testes rápidos para o H1N1 (Influenza).

No encontro de sexta-feira ficou definido também que será publicado um decreto municipal com novas medidas restritivas, entre elas, a obrigatoriedade do uso de máscara para todos que forem sair às ruas, e também do distanciamento social de dois metros nos estabelecimentos que estão abertos por serem considerados essenciais pelo decreto estadual.

Outra decisão foi que o chefe do Executivo, através de decreto, colocará os servidores municipais à disposição das secretarias municipais de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social e também da Divisão de Fiscalização de Posturas.

“Atualmente a situação em Marília está sob controle de acordo com as informações dos profissionais de saúde e dos representantes dos hospitais. Porém, não podemos relaxar quanto ao isolamento social e com os cuidados necessários para se evitar a propagação do vírus. Por isso, será obrigatório o uso de máscaras, já que percebemos um grande aumento no fluxo de pessoas nas ruas. Então, quer precisar sair, terá que usar a máscara, protegendo a si mesmo e também ao próximo. A população de Marília está de parabéns, pois vem fazendo o seu papel e, com a graça de Deus, em pouco tempo venceremos essa batalha.”
Além dos membros do Comitê, a reunião desta sexta contou com a participação também da médica infectologista Luciana Sgarbi que, inclusive, falou aos presentes sobre o momento atual da doença em Marília, que esta à frente da grande maioria dos municípios, graças às ações que foram implementadas na cidade.

Foram protocolados ainda na reunião dois requerimentos, um da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) e o outro dos Profissionais da Beleza de Marília, pedindo a flexibilização do decreto estadual para reabertura parcial do comércio. Os protocolos foram recebidos pelo chefe do Executivo e serão protocolados junto ao Governo do Estado de São Paulo.

TESTES
Na quarta-feira, dia 15, já havia sido realizado um encontro no gabinete do prefeito Daniel Alonso para a assinatura do termo aditivo com o HBU, através do Laboratório São Francisco, para a compra dos testes do Covid-19 e também do H1N1 (Influenza).
Essa reunião contou com as presenças do secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior; das diretoras do HBU, Regina Serva e Márcia Mesquita Serva Reis; do diretor do Laboratório São Francisco, Leonel Francisco Ventura; da coordenadora de Serviços Administrativos da Secretaria da Saúde, Edinalva Neves Nascimento; e das enfermeiras da Vigilância Epidemiológica, Luciana Stroppa e Esther Pateise Alves.

Quando o teste for prescrito pelo médico, a coleta será feita nas dez unidades de saúde que atenderão os pacientes sintomáticos respiratórios - UBS Chico Mendes, UBS Nova Marília, UBS Costa e Silva, USF Jóquei Clube, UBS São Miguel, UBS Castelo Branco, UBS Cascata, UBS JK, USF Jardim Renata e USF Santa Antonieta III – e as outras nove unidades localizadas em distritos e área rural - USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF Jardim Maracá. A partir daí, o material coletado será enviado ao Laboratório São Francisco.
Os resultados dos testes rápidos para Covid-19 ficarão prontos no mesmo dia, assim como os para H1N1. Já o resultado por RT-PCR sai entre quatro e cinco dias.

A diretora do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, disse que a cidade de Marília sai na frente de outros municípios com a aquisição desses testes. “Parabenizo a Prefeitura por essa aquisição. A nossa cidade vai sair na frente das demais, pois teremos os testes de H1N1, que será um diferencial para nós. Além disso, a prefeitura está de parabéns por buscar parceiros locais para a realização desses testes. Estamos juntos no combate a essa pandemia e vamos vencer essa luta.”

O secretário municipal de Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, informou que os testes irão atender toda a necessidade da população mariliense. “A quantidade será suficiente para atender toda a nossa demanda e serão adquiridos de acordo com a nossa necessidade. Além disso, está prevista a chegada de mais 875 testes rápidos do Ministério da Saúde.”

O diretor do Laboratório São Francisco, Leonel Francisco Ventura, afirmou que a empresa já está se preparando para a realização dos testes. “Temos todas as certificações dos grandes laboratórios, como o ISO 9001/2015 e da SBPC (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica). A população de Marília pode ficar tranquila que estamos prontos para atender toda a demanda da nossa cidade. Deveremos receber o primeiro lote de testes rápidos para o Covid-19 no próximo dia 25 de abril.”

Atualmente o Laboratório São Francisco tem sete unidades em Marília: HBU (Hospital Beneficente Unimar); Santa Casa; UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona norte; PA (Pronto Atendimento) da zona sul; avenida das Esmeraldas, 241; avenida Nelson Spielmann, 411; e avenida João Ramalho, 2.425.

A próxima reunião do Comitê ficou agendada para sexta-feira, dia 24, a partir das 9h, e irá acontecer através de videoconferência, o que foi decidido pela grande maioria dos membros do próprio órgão.

Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.