O vereador Junior Rodrigues (PSD) articula uma parceria entre igrejas e entidades para que sejam reformadas, de forma voluntária, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Bauru. O parlamentar afirma que ao menos três igrejas evangélicas do município já se comprometeram a assumir as obras de algum local. Ele ainda espera que outras entidades se manifestem para o mesmo fim.
Rodrigues relata que esteve presencialmente em todas as UPAs, no Pronto-Socorro Central (PSC) e em oito UBSs do município para verificar as condições da estrutura desses locais. "Elas demandam diversos cuidados, desde a compra de insumos, como gaze para curativos, até o conserto de vazamentos no telhado. Na UPA Mary Dota, por exemplo, a máquina de raio-X não pode ser usada, porque o ar-condicionado da sala está quebrado e o equipamento pode superaquecer", afirma.
Diante disso, o vereador elaborou um relatório citando os problemas que encontrou e entregou o documento ao vice-prefeito e secretário de Saúde do município, Orlando Costa Dias, na última segunda-feira (1). "Na reunião, ele perguntou se eu conseguiria firmar parcerias com igrejas e entidades da cidade para reformas nas unidades, como foi feito na UBS da Vila Cardia e na do Octávio Rasi, pela Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira, em 2019", lembra Rodrigues, pontuando que esta é, inclusive, a unidade que ele frequenta.
PARCERIA
Mesmo sem o projeto estar formalizado, três igrejas evangélicas já se comprometeram a assumir reformas: a própria Assembleia de Deus Madureira (representada pelo pastor Antônio Baltazar), a Rasgando os Céus (correspondida pelo pastor Willians Silva) e a Ministério Filhos do Reino (Mefir, representada pelo pastor Jean). "As obras serão feitas de forma voluntária e as entidades arcam com os custos das ações. Por isso, esperamos que aumente a quantidade de participantes. A população bauruense precisa dessas melhorias para que o atendimento da saúde municipal seja mais eficiente", complementa o parlamentar.
Os interessados em integrar a parceria podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo número (14) 3104-1468.