Pelo segundo ano consecutivo, os católicos realizam as suas celebrações mais importantes de forma virtual. Há uma programação online da Diocese de Bauru, que transmitirá, por meio das redes sociais, as preces desta Sexta Santa (2), do Sábado de Aleluia (3) e do Domingo de Páscoa (4). Cada paróquia tem autonomia para exercer seus respectivos horários e haverá missas televisivas em rede aberta. A Catedral do Divino Espírito Santo contará com lives no Facebook e Youtube, ministradas pelo bispo diocesano de Bauru, dom Rubens Sevilha. Tudo isso para garantir a adoração da ressurreição de Cristo e seguir os regramentos que vetam a presença de público nas igrejas.
Hoje, a transmissão da Catedral ocorre a partir das 15h. Amanhã, o Círio Pascal é celebrado às 19h, mesmo horário do domingo de Páscoa. Tanto nesta sexta quanto no sábado, quem conduzirá as preces será o bispo dom Rubens Sevilha. As lives podem ser assistidas pelo Facebook e Youtube @CatedralBauru.
Em discurso gravado em vídeo sobre a importância dessa data, o religioso recorda que o momento é de dores da pandemia. "Antigamente, algumas regiões do Brasil chamavam esse período de 'Semana das Dores'. E nós vamos, de fato, unir nossas dores às dores de Jesus. Estamos vivendo momentos de dores pelo isolamento, doença, mortes, desemprego, falências econômicas, depressão, enfim, são muitas. Seria contraditório dizer 'feliz Páscoa' em um momento infeliz, mas nos apoiamos em Cristo, na força de Deus", disse dom Rubens Sevilha.
FASE EMERGENCIAL
Vale lembrar que, segundo o regramento da prefeitura, as atividades religiosas não podem ter celebrações coletivas, mas há permissão de abertura dos templos, igrejas e similares para manifestação de fé individual, sem aglomeração.
O período possui o mesmo significado de ressurreição para os evangélicos. Segundo Jonatas Andrade, pastor da Igreja Jerusalém de Deus, a Ceia do Senhor é celebrada mensalmente na Igreja Evangélica. Ela ocorre no primeiro final de semana de cada mês. Na Sexta-feira da Paixão em si, feriado nacional, não há celebrações semelhantes às da Católica. Os evangélicos farão o seu tradicional culto dominical, online, cada templo em sua rede social.