O mutirão 'Big Busca Bauru' de combate à dengue, suspenso na última semana por conta das chuvas, vai ser retomado nesta quarta-feira (10). A força-tarefa é realizada pela Prefeitura de Bauru e Unimed. Os trabalhos seguem até sexta-feira (12), caso as condições climáticas permitam.
Hoje, o mutirão será retomado na região do Nova Esperança, passando pelo Jardim Andorfato, Núcleo Edson Francisco da Silva e Jardim Prudência. Ainda nesta quarta, as equipes já começarão a rodar pela região da Vila Dutra, Vila Industrial, Parque Real, Bosque da Saúde e Santa Cândida e Val de Palmas. Os caminhões passarão recolhendo pneus, latas, potes, garrafas, móveis velhos e demais materiais inservíveis, sempre entre 8h e 13h.
BALANÇO
Os agentes de controle de endemias participam do mutirão, com orientações aos moradores. Desde que a ação começou, no dia 22 de fevereiro, até a última terça-feira (2), foram recolhidas 222 toneladas de materiais inservíveis e 295 pneus. Foram trabalhados 17.432 imóveis, enquanto 10.771 estavam fechados. Em 54 locais, os moradores recusaram a presença dos agentes. As equipes encontraram potenciais criadouros em 29,1% dos imóveis e a presença de larvas em 2% dos pontos vistoriados.
Nesta semana, antes da retomada do mutirão, os agentes fizeram o trabalho de fiscalização na região da Vila Falcão, com orientações aos moradores e eliminação de criadouros. As vistorias nesta área serão retomadas após o encerramento da força-tarefa no Nova Esperança e Vila Dutra.
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva, informou, nesta terça (9). mais 26 casos de dengue em Bauru, referentes ao período de 17 de fevereiro a 9 de março. Agora, a cidade tem, até o momento, 51 registros autóctones de dengue em 2021. Não há óbitos pela doença neste ano e nem casos suspeitos em investigação. Em 2020, foram 795 casos, também sem mortes. Contudo, em 2019, o município viveu sua pior epidemia, com 26.250 confirmações de dengue e 42 óbitos.