Com menos tempo ao ar livre e mais tempo na frente das telas, os olhos das pessoas nunca tiveram tanta fadiga. Quem trabalha ou estuda em casa por conta da pandemia da Covid-19 passa quase o dia inteira utilizando computador, celular, TV e outros dispositivos eletrônicos. Neste último ano, muitos estão reclamando de prolemas na vista. Coceira, visão embaçada, dores de cabeça e fadiga ocular estão entre as queixas mais comuns.
Segundo reportagem da BBC News Brasil, reproduzida no site G1, mais de um terço (38%) dos que responderam a uma pesquisa realizada pela instituição britânica Fight for Sight afirmaram que sua visão piorou desde o início da pandemia. Outro estudo estima esse percentual em 22%. Os especialistas afirmam que quem apresenta problemas persistentes deve consultar um oftalmologista. Mas há algumas coisas que muitos de nós podemos fazer para manter nossos olhos mais saudáveis, mesmo dentro de casa.
"Relaxar os músculos que se encontram dentro e ao redor dos olhos é fundamental", diz Daniel Hardiman-McCartney, consultor clínico do College of Optometrists do Reino Unido.
Se deslocar para o trabalho ou caminhar até a escola dava às pessoas tempo para relaxar os olhos sem perceber. Agora, para muita gente, a rotina mudou. Quando focamos em um objeto próximo, como uma tela, os minúsculos músculos dentro dos nossos olhos - os músculos ciliares - se contraem. A contração muda o formato das lentes dentro dos olhos, focalizando a imagem na retina. Esses pequenos músculos e outros ao redor das órbitas oculares que mantêm nossos olhos olhando na mesma direção, precisam de um descanso.
"É como correr. Você não correria o dia inteiro e a noite inteira e esperaria que seus músculos se recuperassem, mas é o que as pessoas estão pedindo para os olhos fazerem", explica Hardiman-McCartney.
Outro problema identificado por outros estudos é que piscamos com menos frequência ao ler em uma tela. Alguns pesquisadores também sugerem que a maioria das nossas piscadas são incompletas quando usamos uma tela, e que as pálpebras superior e inferior não se tocam completamente.
Isso pode deixar os olhos ressecados, com coceira e sujeitos a infecções. Portanto, de vez em quando pare de trabalhar na tela e feche os olhos completamente. Confira outras dicas no quadro.