Descobrindo a fé: a história do ateu de Assis que leva a palavra de Deus para 215 mil pessoas
O influencer assisense Gabriel Binato caminhou boa parte de sua vida com a ausência de fé, vivendo o ateísmo, e tudo que estava relacionado a Deus causava aversão no jovem que aos 15 anos começou a escrever poesias e publicar na internet. Depois criou um blog e escrevia todos os dias as coisas que sentia e acabou virando um hábito. Era ali que o assisense desabafava e interagia com outras pessoas.
O trabalho com o blog se estendeu até 2009, quando por influência de seus cantores favoritos, como Renato Russo, Gabriel quis transformar suas poesias em letras de música, mesmo sem tocar qualquer instrumento. Mas, segundo ele mesmo, correu atrás, aprendeu acordes para colocar nas suas letras musicais. Suas letras eram tristes e o influencer sentia dificuldade em tocar ao lado dos amigos, que já formavam uma banda.
Gabriel Binato leva a palavra de Deus para mais de 215 mil pessoas
Foi aí que Deus começou a colocar pessoas importantes em sua caminhada, mesmo sem acreditar Nele.
"Deus foi promovendo esses encontros mesmo quando eu não acreditava em Deus, quando comecei a banda já estava pendendo mais para falar de amor e não sobre dor", conta o influencer com exclusividade à reportagem do Portal AssisCity.
Para ele a cabeça já mudava de percepção, foi diferente cantar sobre amor, escrever sobre ele. E então veio o CD com encontro de pessoas aleatórias em torno de um proposito que ele ainda não entendia.
A lepra como divisor de águas
O divisor de águas chegou para quando Gabriel Binato teve hanseníase, uma doença degenerativa, que destrói o tecido e nunca mais se recupera. O tratamento era por meio de quimioterapia servia para a doença não se alastrar, foi ali, naquele ponto, que o encontro entre o jovem e Deus começou a se desenhar e após seis meses de tratamento Gabriel estava bem, livre da doença, mas não sentia mais seu cotovelo.
Então, ele tomo conhecimento do que era a hanseníase, segundo a Bíblia, e o impossível para o jovem ateu aconteceu.
"Descobri posteriormente que a hanseníase era a lepra da Bíblia. Um dia eu simplesmente bati o braço e o senti. Assustei! Pensei: Tem algo acontecendo. Marquei uma consulta e fui até a minha médica e ela me disse com todas as palavras: 'Só posso te falar uma coisa, se antes você não sentia e agora sente, é porque Deus te curou, pois pela medicina, pelo remédio ou tratamento, isso é impossível!'", testemunha o influencer.
Naquele momento Gabriel debochou e disse: "Como Deus me curou se eu nem acredito nele?"
Mesmo rindo da situação, na cabeça do influencer acendeu um alerta e questionou para si mesmo "como uma pessoa racional como um médico pode dizer isso? Aí eu já começo a falar de Deus e cura nas minhas poesias, já não ataco mais e conforme fui modificando meus pensamentos, meus sentimentos foram modificados", revela.
Conversão e pregação da palavra de Deus
Gabriel se converteu, não de uma forma tradicional, mas em puro conhecimento do amor de Deus. A fé entrou em sua vida gradativamente, acreditava no Deus de amor, de carinho, de esperança.
"Levei quatro anos para publicar meu livro e nesse período me converti, deixei de questionar Deus, deixei de desconfiar de Deus e comecei a acreditar Nele. E depois de entrevistas em canais de TV nossa banda acabou", conta Gabriel.
Então, a pedido de seu pai, o influencer participou de um acampamento de igreja e mesmo indo contra a algumas atitudes dos organizadores, que segundo ele, pregavam uma coisa, mas agiam de forma diferente, Gabriel descobriu o verdadeiro caminho a seguir.
"A cada vez que ouvia a palavra de Deus me encontrava cada vez mais, então em um momento da missa o padre falou sobre 'O tempo de todas as coisas' e eu entendi! Passei a vida toda procurando pessoas que pensassem igual a mim, e em Deus encontrei isso, percebi naquele momento que aquele era o caminho", confessa Gabriel.
O influencer viveu uma época de evangelização em uma igreja, ajudou pessoas mesmo sem saber nada da Bíblia. "Deus capacita as pessoas que ele escolhe e tudo que eu dizia estava alinhado com a vontade Dele", acredita o jovem.
As redes sociais chegaram na vida de Gabriel. O Facebook tornou-se um canal de evangelização e aos poucos sua rede social foi lotando de pessoas que pensavam como ele e gostavam de seus conteúdos. "Em um dado momento converti meu perfil em uma página e hoje nós somos em mais de 215 mil pessoas que interagem e gostam das minhas palavras de fé", relata o influencer.