Apesar de ser feriado, 3.338 bauruenses não ficaram em suas casas nesta quinta-feira (3). Mas, foi por um bom motivo. No chamado 'Dia D' da vacinação contra a Covid-19 em Bauru, pessoas de todas as regiões do município receberam, finalmente, a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.
A aplicação foi voltada a todos os públicos que já podem receber a primeira dose, como idosos, pessoas com comorbidades de 30 a 59 anos, indivíduos desta mesma faixa de idade com deficiência permanente que recebem o BPC, pessoas com síndrome de Down ou transplantados de 18 a 59 anos, gestantes e puérperas com comorbidades, profissionais da saúde e indivíduos com HIV de 30 a 59 anos,
A flexibilização das comorbidades por parte da Secretaria Municipal de Saúde, conforme o JC noticiou, possibilitou que muita gente garantisse a vacina no 'Dia D'.
É o caso da artesã Silvia Lima, de 59 anos. "Tentei vacinar antes, porque tenho hipertensão, mas, por tomar apenas dois remédios, não consegui", narra. Ontem, enfim, ele recebeu a dose da AstraZeneca na UBS do Centro. "Fiquei bem chateada que não consegui da última vez, mas, hoje (ontem), deu tudo certo".
Emocionada e feliz, a artesã aproveitou para desenhar o símbolo do Cho Ku Rei (do Reiki, significa intensificar a capacidade de canalizar energia) para tomar o imunizante. "É uma proteção a mais", conclui.
Vale lembrar que, durante esse período anterior à flexibilização, só tinham direito à vacina contra a Covid-19 pessoas com hipertensão arterial em estágio mais grave, com uso de três ou mais medicamentos. Agora, só é necessária a comprovação do uso de, ao menos, um remédio.
Para pacientes oncológicos e com problemas cardíacos, as regras também ficaram mais simples. É possível conferir todas essas mudanças e a lista completa das comorbidades pelo site da prefeitura (https://www2.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=38403).
MAIS JOVENS
Após a distribuição da vacina para a população de mais idade, a imunização avança, agora, a outras faixas etárias. Neste momento, que atende pessoas de 30 a 59 anos com comorbidades ou deficiências permanentes que recebem o BPC e começará, na segunda-feira (7), para a faixa etária acima dos 18 anos (leia mais na página ao lado), cada vez mais rostos joviais aparecem nas unidades de saúde.
Natália Fabri, de 32 anos, é um exemplo disso. "Tenho pressão alta e uso quatro remédios diferentes. Só precisei mostrar as receitas e está sendo bem tranquilo", afirma a vendedora autônoma. Apesar do grande número de agendamentos pelo site, ainda de acordo com Natália, a UBS Centro apresentou, em grande parte da manhã, pouca concentração de pessoas.
NOS BAIRROS
Nas regiões mais afastadas do Centro, o fluxo já era maior. Na UBS do Nova Esperança, muitas pessoas aguardavam do lado de fora.
A autônoma Luciane Aparecida da Cunha, de 39 anos, contudo, avaliou de forma positiva o "Dia D" da vacinação em Bauru. "Não está demorando muito e estamos esperando ao ar livre, acho que está sendo muito bom", garante a moradora do mesmo bairro, que sofre com hipertensão.
As pessoas que não puderam tomar a primeira dose neste feriado não devem comparecer nas unidades de saúde entre esta sexta-feira (4) e domingo (6), pois os pontos de vacinação estarão fechados. As unidades de saúde reabrem na segunda-feira (7), com aplicação da primeira dose, das 8h às 12h, e da carga de reforço, das 13h às 15h. Antes, é necessário agendar no site da prefeitura (http://www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas).
Nesta semana, a Secretaria de Saúde também não realizará a aplicação da vacina da Influenza. A imunização da gripe será retomada na semana que vem, no dia 12 de junho, ocorrendo sempre aos sábados em Bauru.