Cansados de esperar que a máquina pública, sozinha, resolva de forma rápida e definitiva alguns dos problemas da cidade que ficaram um pouco de lado devido à pandemia de Covid, como os setores esportivo e cultural, um grupo de moradores do Jardim Bela Vista e do Parque União se reuniu para revitalizar, eles mesmos, o bosque que une a região. A turma, integrada por adultos e jovens de todas as idades, começou pela parte esportiva e batizou a iniciativa de "Projeto do Bosque Zona Norte". Exemplo de cidadania e apreço pelo que é de todos.
Apesar de a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administrações Regionais (Sear), ter capinado o bosque do Parque União recentemente, a quadra poliesportiva estava esquecida há muito tempo, com piso rachado, traves e tabelas quebradas. Isso mudou! Graças ao esforço de diversos munícipes, liderados pelo produtor musical Thiago de Tarcius, que comemorou, na quinta-feira (6), o seu aniversário de 32 anos de um jeito diferente, solidário. Ele reuniu os amigos e todos instalaram uma nova trave de futsal, os aros de basquete e deram uma repaginada no local. Depois, deram o pontapé inicial em um novo projeto social de futsal infanto-juvenil. Uma escolinha de basquete também deve surgir.
O projeto foi comentado pelo vereador Julio Cesar de Sousa (PP), na sessão da Câmara da semana passada.
De acordo com Thiago de Tarcius, tudo é feito com parcerias entre moradores. Entre eles, foi possível adquirir cimento para tapar rachaduras no piso, fizeram traves novas e vão pintar linhas de demarcação no solo. Eles pretendem também inserir rede nas balizas.
"Vamos colher assinaturas para entregar na prefeitura um pedido de substituição deste piso de cimento para uma quadra de terra, para ser mais barata de cuidar e manter apta sempre. Solicitamos podas de árvores e já nos aproximamos com diálogo com a mãe da prefeita Suéllen, a dona Lúcia, do Fundo Social", comenta o líder do grupo.
ESCOLINHA
Na sexta-feira (7) começou no bosque a "Escolinha de Futebol Zona Norte", que é destinada para crianças de 9 a 16 anos, com aulas de quarta e sexta, das 15h às 17h. Os professores serão Rafael de Camargo Silva e Erick Martins Michio. Para participar, basta um responsável comparecer com a criança no horário da atividade. Nas grades da quadra do bosque eles estão instalando placas que orientam que a área não é local para fazer uso de drogas e bebida alcoólica.
ALÉM DO FUTEBOL
Thiago acrescenta que há algumas semanas este projeto dos moradores da Zona Norte arrecadou alimentos, montou 27 cestas básicas e destinou para famílias carentes do Ferradura Mirim, Fortunato, Aimorés e Jaraguá.
Outra objetivo do projeto é transformar o bosque em um centro de apoio, com barbearia, do profissional Edilson Luiz, além de aulas de marcenaria, com Jesyel Campos, tudo de graça e semanal, além de manter o espaço sempre bem cuidado para caminhada, corrida e passeios em família.
Interessados em apoiar ou patrocinar a iniciativa devem contatar o coordenador Thiago pelo telefone (WhatsApp) 14-98825-2417.
De acordo com a Semma, qualquer ação dos moradores nas áreas públicas estão condicionadas à aprovação da Secretaria. Considerando os desafios que a pasta tem para realizar a manutenção para esses espaços, é sempre bem-vinda a contribuição da população no zelar dos bens públicos. A Semel, por sua vez, informa que está acompanhando o caso e que precisa ser formalizado um "Termo de Cooperação" para adoção do Parque. Semma e Semel irão acompanhar o processo.