Dono de muitas premiações, regente da Banda de Assis morre vítima da COVID-19
Na noite da última segunda-feira, 26 de abril, por volta das 19h, Assis perdeu um de seus maiores nomes quando o assunto é música. O regente e fundador da Banda Musical Municipal Infanto Juvenil de Assis, Cláudio Francisco Xavier, de 76 anos, morreu devido a complicações da COVID-19, na Santa Casa, onde estava internado desde o dia 10 de abril.
Em 1995, o até então regente da Banda de Echaporã por dez anos recebeu um convite para vir para Assis. Na cidade, foi responsável pela criação e sucesso do conjunto. Durante aproximadamente onze anos conquistou títulos regionais, estaduais, além do Tri-Nacional.
Em contato da reportagem do Portal AssisCity com Tico Proença, um dos alunos por quem Xavier tinha um grande carinho, e participante da banda de Assis, afirma que o maestro foi responsável por ajudar muitas crianças e famílias, que viram na música um grande futuro.
A paixão de Tico pela , música veio através de Xavier
"Se eu e outras pessoas amamos a música e vivemos disso, é por conta do Xavier. Ele reunia 100 crianças em uma sala de aula e conseguia fazer aquilo dar certo. Era sem dúvidas um excelente professor", disse Tico, que era o percurssionista da Banda de Assis em seu início.
Xavier em uma das apresentações com a banda / Imagem: Arquivo Pessoal
Em contato com Marco, filho de Cláudio, ele agradeceu a todos os amigos e familiares que torciam pela melhora de seu pai e que se solidarizaram com sua morte.
"Agradeço a todas as pessoas que oraram por ele. Tenho certeza que meu pai está em um lugar preparado por Deus. Ele foi um homem excepcional e importante para muita gente. Tenho orgulho de ser filho dele", disse o filho emocionado.
O maestro deixa, além do filho Marco, a esposa Eni Castro e três netos, Douglas, Jéssica e Joyce.
Atualmente, inspirado por Xavier, Tico Proença é baterista e professor de música, que ele considera a paixão da vida. No final de 2020, ele e outros ex-integrantes da premiada Banda de Assis, espalhados pelo Brasil e mundo, organizaram uma homenagem virtual ao maestro Xavier. O vídeo emocionou a todos os familiares, amigos e pessoas que passaram pela música assisense.