A Prefeitura de Bauru realizará um drive thru para a vacinação de idosos com mais de 85 anos de idade neste sábado (13), das 8h às 16h. A ação ocorreria inicialmente no Recinto Mello Moraes, conforme a Secretaria Municipal de Saúde havia informado ao JC, mas, agora, será realizada na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP). Serão disponibilizadas 2 mil doses, exclusivamente para idosos com mais de 85 anos residentes em Bauru.
A pasta destaca que, neste sábado, não haverá vacinação de profissionais da saúde durante o drive thru. Para receber a dose, o idoso deverá apresentar RG, CPF e comprovante de residência em Bauru - em nome da própria pessoa ou de algum familiar, caso o idoso resida com filho, neto, entre outros. Não é necessário agendamento prévio.
A entrada do drive thru será pelo portão do 'predião' do HRAC/Centrinho, na rua Henrique Savi (localizado pouco depois do poço do DAE). Os carros entrarão e já passarão pela triagem, onde serão requisitados os documentos, com o preenchimento do formulário obrigatório exigido pelo Ministério da Saúde.
Em seguida, o veículo deve seguir pela área interna, por trás do 'predião', onde a vacina será aplicada, sem o idoso descer do carro. A saída será pelo portão da rua Sílvio Marchione.
ÁGIL E SEGURO
O diretor da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Ezequiel Santos, afirma que a ação é importante para atingir um número maior de idosos. "Este é o primeiro drive thru que estamos desenvolvendo em Bauru para a vacinação e será apenas para os idosos com mais de 85 anos residentes na cidade. A USP prontamente nos atendeu colocando seu espaço à disposição, em uma área centralizada, o que facilita para as pessoas. Estamos seguindo todos os critérios do Ministério da Saúde para a imunização, procurando fazer da maneira mais ágil e, ao mesmo tempo, sem gerar aglomerações ou uma espera prolongada em unidades de saúde", lembra.
Secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Orlando Costa Dias comenta que a proposta é agilizar a vacinação dos idosos. "Recebemos mais doses nesta semana (leia mais ao lado), o que permite o início da vacinação para os idosos com mais de 85 anos. Estamos trabalhando para que todos os idosos possam receber a vacina com a maior praticidade possível em Bauru. Também aproveito para agradecer a USP, que prontamente nos cedeu um espaço para a realização do drive thru. Foi uma solicitação da nossa prefeita Suéllen Rosim no começo desta semana. De imediato, já começamos a preparar tudo para a vacinação", avisa.
A estrutura para o drive thru já está sendo preparada pela Secretaria de Saúde e vai envolver mais de 80 servidores, além de agentes do GOT, da Emdurb, para organizar o trânsito perto da universidade.
PONTOS PERMANENTES
A partir de segunda-feira (15), os idosos com mais de 85 anos poderão também receber a vacina em um dos 23 pontos fixos de vacinação - todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e o Promai. Apenas as UBSs da Vila Falcão, Geisel e Mary Dota não aplicarão doses da vacina. Já os pontos móveis - dois trailers e o Estádio do Noroeste - serão desativados por questões de reorganização na próxima semana.
Vale lembrar que os idosos com mais de 90 anos já podem receber a vacina desde a última segunda-feira (8), nas mesmas unidades de saúde, e também poderão ir ao drive thru deste sábado.
Nesta quarta-feira (10), Bauru recebeu mais de 11 mil doses da Coronavac. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são 8.680 para a aplicação da segunda dose em profissionais de saúde e mais 2.745 para a vacinação dos idosos com mais de 85 anos.