A chegada de um filho costuma trazer bastante alegria e, no reino animal, o sentimento não deve diferir muito, afinal, a ovelha Mar aparenta estar orgulhosa dos cinco filhotes que deu à luz no mês passado. O fenômeno é considerado bastante raro por especialistas da área. O proprietário dos animais, que vive em Bauru, mas os mantém em um sítio, em Pederneiras, revela que mãe e crias passam bem.
Dono dos animais, o médico Laertel Fernandes Fassoni, de 79 anos, relata que cuida de Mar há aproximadamente três anos. "A ovelha já deu à luz dois filhotes de uma vez, porém, o parto gemelar não é tão raro quanto o de agora, que acontece com 1% dos animais", informa.
Ao todo, nasceram quatro machos e uma fêmea. Ainda de acordo com Fassoni, a vida de Mar renderia uma "novela". Além da gestação quíntupla, há seis meses, os seus dois filhotes oriundos do parto gemelar foram mortos por uma onça que invadiu a propriedade.
O médico possui um rebanho de 40 carneiros, mas não o utiliza para exploração comercial. "Os meus quatro netos adoram brincar com os animais", acrescenta.
Laertel Fassoni, que cria carneiros há cerca de uma década, ficou surpreso ao receber a notícia do parto quíntuplo. "Os filhotes continuarão com a mãe", garante.
RARÍSSIMO
Especialistas afirmam que é raríssimo uma ovelha dar à luz cinco filhotes de uma só vez. Para se ter ideia, isso acontece em um a cada 10 milhões de partos de ovinos.
A gestação de uma ovelha dura 150 dias.