Bem-vindo -
06/01/2021

Endocrino mariliense é destaque da revista Veja Saúde

Revista traz reportagem especial com endocrinologista José Augusto Sgarbi, vice-diretor da Famema
O endocrinologista de Marília, José Augusto Sgarbi, vice-diretor e docente da Famema esclareceu dúvidas sobre tireoide à Revista Veja Saúde, da Editora Abril. A reportagem “Tireoide em Equilíbrio” aborda a realidade de desconhecimento entre a população sobre os problemas dessa glândula.
De acordo com a matéria da Veja Saúde, a tireoide ajuda a regular o peso, o humor, o trânsito intestinal e até os batimentos do coração. Localizada no pescoço, a glândula produz hormônios que administram diversas engrenagens do organismo.
Segundo José Sgarbi, que também preside o Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a diversidade e a inespecificidade dos sintomas dificultam o diagnóstico e o tratamento.
“Até 40% dos brasileiros com hipotireoidismo, o distúrbio na glândula mais prevalente, não estão com um controle adequado. Um dos sinais mais visíveis do hipotireoidismo é o ganho de peso, resultado de um metabolismo mais lento e da retenção de líquidos. É preciso deixar claro que o hipotireoidismo não é causa de obesidade”, ressaltou Sgarbi. “Mas ele pode, sim, piorar a situação e dificultar a perda de peso”, complementou.
A entrevista completa está na edição 462 da Revista Veja Saúde, do último mês de dezembro. O médico também alertou os profissionais de saúde. “Tem gente que, mesmo sem problemas na tireoide, vai atrás de comprimidos de T3 para emagrecer ou até ficar “mais ligado”. O fenômeno é corriqueiro nas redes sociais. Além dos riscos para o corpo de um uso fora de contexto, a procedência do produto é questionável: esses remédios costumam ser manipulados e nem sempre passam por controle de qualidade”.
O médico acrescentou que o uso indevido de hormônios da tireoide, visando a perda de peso ou um suposto ganho de energia, pode desregular o funcionamento do corpo todo. Uma das maiores preocupações dos especialistas é a de cápsulas de T3.
“O excesso do hormônio acelera o metabolismo a ponto de beirar os efeitos de um hipertireoidismo. Como todo medicamento usado sem orientação, há sérios riscos envolvidos: picos de pressão alta, arritmia cardíaca e até morte”.

Fonte:Jornal Da Manhã
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.