Bem-vindo -
12/02/2025

Entenda por que o café ficou 50% mais caro e deve subir mais nos próximos meses

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) prevê que o preço do grão pode aumentar mais 25% nos próximos dois meses.

O brasileiro apaixonado pelo cafézinho diário tem sentido o peso do aumento nos preços. Em 2024, o café subiu 50,3%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado recentemente. Só em janeiro deste ano, o valor médio do café torrado e moído chegou a R$ 56,07 por kg no varejo.

E as projeções não são nada animadoras. A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) prevê que o preço do grão pode aumentar mais 25% nos próximos dois meses. O motivo? Uma combinação de problemas climáticos, crises internacionais e custos de produção nas alturas.

Por que o café ficou tão caro?

O aumento do preço do café é resultado de uma tempestade perfeita de fatores, que vai desde a produção afetada por mudanças climáticas até a crise internacional de oferta.

Consumidor sentirá ainda mais o impacto nas próximas semanas

Segundo Pavel Cardoso, presidente da Abic, o custo de produção da indústria subiu 116,7% de 2023 para 2024. Até agora, esse aumento não foi totalmente repassado ao consumidor final, mas essa situação deve mudar em breve.
A indústria está segurando o preço, mas não será possível por muito mais tempo. Nos próximos meses, os consumidores vão perceber esse reajuste diretamente nas prateleiras.

O que esperar do mercado de café em 2025?

A previsão é que o preço só comece a estabilizar no segundo semestre, dependendo das condições climáticas e da recuperação das lavouras. Até lá, os amantes de café precisarão se adaptar ao novo cenário e talvez buscar alternativas para economizar na hora de comprar o famoso café torrado e moído.


Tópicos relacionados

Aumento do preço do café em 2024
Crise climática e produção de café no Brasil
Previsão do preço do café em 2025
Café arábica preço médio 2024
Por que o café está mais caro no Brasil

Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09