O governo do Estado inicia no domingo uma nova fase do Plano São Paulo de flexibilização, batizada como Fase de Transição, que autoriza a reabertura do comércio e realização de cultos com restrições.
As lojas poderão atender das 11h às 19h. A fase de transição mantém o toque de recolher das 20h às 5h e o horário foi estabelecido para acompanhar estes horários. As atividades religiosas deverão adotar medidas especiais de controle. A autorização inclui shopping centers com horários comerciais do comércio de segunda a sábado.
Na semana seguinte, haverá ampliação da abertura para o setor de serviços, que inclui restaurantes, salões de beleza, academias, clubes e outras atividades que poderão retomar atividades com restrições, como limite de público em 25% do público
O horário de salões, restaurantes e atividades culturais também será das 11h às 19h. Academias poderão funcionar em dois turnos, das 7h às 11h e das 15h às 19h. O funcionamento de bares está proibido.
O anúncio foi feito pelo vice-governador, Rodrigo Garcia, que iniciou pronunciamento com um agradecimento à população pelos esforços na contenção da epidemia.
“Temos dois instrumentos para enfrentar a pandemia: a vacinação e as medidas de restrição. Mesmo com a redução do número de internação manterá todos os leitos de UTI abertos”, disse o vice-governador.
Segundo o governo, a taxa média de ocupação de leitos no Estado é de 83%. Divulgou ainda que o Estado fechou duas semanas de queda nas internações com redução de 17% na ocupação de leitos.
A secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, disse que a nova fase representa "voto de confiança para os setores econômicos poderem iniciar essa retomada".