A família de um menino de 10 anos, que foi diagnosticado com retocolite ulcerativa intestinal (RCUI), uma inflamação que provoca ulcerações no intestino, está pedindo o apoio para conseguir custear o tratamento de alto custo do garoto. Os pais Edgar e Daniele, um garçom e um caixa de um restaurante, que moram no Jardim Flórida em Ourinhos, procuraram o Passando a Régua e disseram que estão buscando a ajuda do poder público, mas, enquanto não conseguem, contam com a solidariedade da população e deixaram um Pix para que as pessoas possam doar qualquer valor.
De acordo com a mãe de Jorge de Melo Piva, foi uma grande luta da família para conseguir o diagnóstico da doença do filho, sendo que precisaram fazer um empréstimo e o marido teve que pedir o adiantamento das férias para o patrão, para poder pagar o atendimento médico na Unimed de Ourinhos. Eles têm outra filha de 12 anos.
“Quando eu vi que tinham sangramentos nas fezes dele (Jorge), eu corri no PA (Pronto Atendimento) da Cohab e lá me falaram que eu teria que procurar um médico especialista e então tentei passar ele pelo posto de saúde e também não consegui, pois iria demorar muito. Aí eu busquei uma médica pediatra no particular, que me pediu todos os exames de sangue e já percebeu que tinha alguma coisa de errado e me falou que teria que passar o Jorge em uma “gastro” ou num proctologista, ai com isso fui no posto e vi que iria demorar demais, aí já fiz outros exames e teria que fazer esse último exame com o coloproctologista. Buscamos no AME (Ambulatório Médico de Especialidades), mas iria demorar demais, então pedimos ajuda para toda a família, pegamos empréstimo e meu marido vendeu as férias para o patrão para a gente pagar o exame na Unimed, que foi feito no dia 4 de agosto, mas agora temos que arcar com o tratamento dele”, contou.
Apesar dos sangramentos, Jorge está bem (foto: Arquivo Pessoal)
Jorge terá que fazer o uso de um leite especial, que se chama Modulen. Cada lata custa em média R$300,00 e tem 400g e é suficiente para três a quatro dias apenas. Fora os medicamentos, que não são todos encontrados na rede pública de saúde de Ourinhos.
Para ajudar o pequeno Jorge e essa família basta doar qualquer valor no Pix Chave aleatória: ef5fec4a-185f-4325-83af-d62d27bb6bdb. Em nome de Edgar Piva. Para falar com o pai ligue (14) 99783-0484. Confira a receita médica abaixo:
Leito que o Jorge precisa fazer o uso diário.
O que é retocolite ulcerativa?
A retocolite ou retocolite ulcerativa intestinal (RCUI) é uma inflamação que provoca ulcerações no intestino. Mais precisamente, atinge o reto e o fim do intestino grosso, embora também possa se estender pelo restante dele.
Essa inflamação é uma doença crônica e não contagiosa. Ela afeta a camada mais superficial do intestino (a mucosa), e costuma se manifestar em indivíduos entre os 15 e 30 anos de idade, apesar de ocorrer em qualquer fase da vida.
Ela é diferente da doença de Crohn porque geralmente não afeta toda a espessura da parede intestinal e dificilmente se estende para o intestino delgado.
O que causa retocolite ulcerativa?
Ainda não se sabe exatamente o que desencadeia a retocolite ulcerativa, entretanto, é possível que ela seja desencadeada por um distúrbio do sistema imunológico. Nesse caso, o organismo entende que o intestino é um órgão estranho, então, começa a combater as células da mucosa do reto e do cólon.
Essa resposta imunológica anormal desencadeia um combate persistente, estimulando a inflamação e fazendo com que ela seja crônica. Mas o problema também pode estar relacionado à hereditariedade.
Isso, porque o processo inflamatório ocorre em pessoas com histórico familiar dessa doença. Apesar disso, não é um fator determinante, porque mesmo pessoas sem esse histórico familiar desenvolvem a retocolite ulcerativa.
Como é o prognóstico da retocolite ulcerativa?
Pacientes diagnosticados com retocolite ulcerativa precisam dar início a um tratamento de forma imediata. Isso, porque o sistema imunológico continuará atacando o intestino e a inflamação tende a agravar e se estender cada vez mais se não for controlada.
A retocolite prejudica de forma significativa a qualidade de vida da pessoa durante as crises. Os sintomas são intensos e tão desconfortáveis que fazem com que o paciente se sinta muito doente. Não podemos esquecer, também, que existe o risco de evoluir para um câncer intestinal.
Sendo assim, o prognóstico da retocolite ulcerativa aponta para um estado de atenção. É preciso começar o tratamento o quanto antes para que a inflamação seja contida e o sistema imunológico não provoque mais agressões à mucosa intestinal. Assim, controlamos os sintomas e evitamos o comprometimento de mais porções do intestino.
Como a retocolite ulcerativa é tratada?
A retocolite ulcerativa é uma doença de difícil cura, mas pode ser controlado para que a pessoa conviva com ele sem manifestar sintomas. Afinal, essa doença ocorre em episódios, sendo que algumas pessoas apresentam períodos de remissão que podem durar por vários anos, entretanto, há aquelas que convivem com a inflamação continuamente.
Por isso, o tratamento envolve medidas que ajudem a controlar a inflamação e melhorar a qualidade de vida do paciente. São receitados medicamentos para conter esse processo inflamatório e a maioria dos pacientes responde bem.
Em alguns casos há necessidade de interferir no sistema imunológico administrando imunossupressores potentes ou imunobiológicos. Ainda existe a possibilidade de fazer a cirurgia, principalmente em casos mais graves, quando não há uma boa resposta à medicação ou para pacientes com maior risco de desenvolver câncer.
Para que a retocolite ulcerativa possa ser devidamente controlada é fundamental ter o suporte de um especialista. Sendo assim, em qualquer sinal de desconforto ou manifestação de sintomas, procure um médico, aa fim de evitar as complicações do quadro e recuperar a qualidade de vida.
Fonte: https://hepatogastro.com.br/o-que-e-a-retocolite-ulcerativa-e-qual-o-tratamento-para-a-doenca/