Bem-vindo -
13/02/2020

Familiares, amigos e alunos se despedem do jurista Damásio de Jesus

Damásio tinha 84 anos, integrou o Ministério Público e publicou mais de 20 livros durante a carreira. Ele foi enterrado na tarde desta quinta-feira (13) em Bauru (SP).

Familiares, amigos e alunos se despediram do jurista Damásio Evangelista de Jesus na tarde desta quinta-feira (13) em Bauru (SP). Ele morreu aos 84 anos enquanto dormia em sua casa.

Nascido em Cerquilho, Damásio era um dos maiores especialistas em Direito Penal do país, tendo recebido o título de doutor honoris causa pela Universidade de Estudos de Salerno, na Itália.

O professor foi enterrado às 16h30 no Cemitério Ypê. Ele foi velado no Centro Velatório Terra Branca, onde recebeu várias homenagens.

Segundo o neto do jurista, Vinicius de Jesus Ribas, a quantidade de homenagens e pessoas presentes na cerimônia mostra o quanto o avô era querido pelas pessoas que dividiram a vida com ele.

"Fora os ensinamentos, a faculdade que foi o grande sonho da vida dele, o cursinho, ele sempre acreditou muito em ajudar os alunos. Então hoje tem muita gente que é formada, que exerce a profissão, passou em concursos públicos que é grata a ele. A gente pode ver pelo tanto de coroas", conta o neto.

Vinicius é bacharel em direito e disse que se inspirou na carreira do avô. Ele acredita que o legado que Damásio deixa é uma mistura da parte profissional com o carinho que ele dedicava aos outros.

"Fora a parte profissional, ele sempre foi um excelente avô, quis deixar os melhores ensinamentos, me deu uma infância incrível, e esse é o legado que ele deixa. As obras, o carinho, a saudade", comenta Vinicius.
Damásio escreveu mais de 20 livros e fundou, na década de 70, um complexo educacional para estudantes de direito que leva o seu nome.

O promotor de Justiça, André Estefam, foi aluno de Damásio e leciona no curso que ele fundou em São Paulo. Por todas as oportunidades, ele é muito grato ao professor.

"Eu desde 99 leciono no curso que ele fundou e a gente procura, eu e os colegas, continuar zelando pelo legado que ele tem, que é de carinho pelas pessoas, que é de ajudar quem deseja ter um sonho profissional. É muito bonito saber que de alguma forma a gente pode contribuir", admite o promotor.

Entre as obras do professor Damásio, estão quatro volumes de Direito Penal brasileiro. Este ano, a obra foi relançada e atualizada, com ajuda do ex-aluno André, que pretende dar andamento ao trabalho do jurista.

"Eu me enchi de orgulho de receber esse voto de confiança porque eu estudei pelo livro do professor Damásio e hoje é um livro que posso dar uma pequena contribuição para manter essa obra viva e atualizada", se emociona o promotor.

Nota da instituição
A instituição de ensino publicou uma nota sobre a morte do advogado:

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do professor Damásio de Jesus.

O Prof. Damásio deixa filhos, netos, bisnetos e sua família estendida: os milhares de advogados e juristas que inspirados por sua visão e conhecimento contribuem diariamente para o nosso país.

Seu espírito segue vivo em cada profissional que ele inspirou e ensinou nos últimos 50 anos.

Seguimos honrando seu legado diariamente com a visão e vontade de trabalhar que ele sempre demonstrou.

Nossas sinceras condolências e sentimentos aos amigos e familiares nesse momento de luto.

Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.