31/01/2021
Fase vermelha integral começa neste sábado e vai até a manhã de segunda no estado de SP; veja regras da quarentena contra COVID
Todas as regiões do estado de São Paulo entram, a partir das 6h deste sábado (30) até as 6h da próxima segunda-feira (1º), na fase vermelha integral da quarentena, que permite o funcionamento apenas de serviços essenciais durante a pandemia de coronavírus. De acordo com o governo paulista, a regra mais restritiva do plano de combate à doença e retomada da economia vale por 24 horas somente para os finais de semana e feriados.
Já durante a semana, a fase vermelha vai vigorar por dez horas seguidas, sempre das 20h às 6h sempre em dias úteis. Após esse período, o estado estará na fase laranja até as 20h, diariamente. Com exceções de seis regiões, que permanecerão na fase vermelha a partir desta segunda: Marília, Franca, Barretos, Bauru, Taubaté e Ribeirão Preto.
A inclusão do estado de São Paulo na fase vermelha começou na segunda-feira (25) em todas as suas 17 regiões. As restrições à noite e durante os finais de semana valem até, pelo menos, 8 de fevereiro.
O governo fez alterações no Plano São Paulo, que regula o que pode funcionar em cada uma das cinco fases da reabertura econômica. A mudança foi anunciada pelo governo de João Doria (PSDB) na última sexta-feira (22) após mais uma semana de piora nos indicadores de Covid-19 no estado.
Segundo o plano, durante a fase vermelha, podem operar apenas serviços essenciais, como supermercados, padarias e farmácias. O atendimento presencial em lojas, restaurantes e lanchonetes fica proibido, mas serviços de delivery podem funcionar normalmente.
O que pode funcionar na fase vermelha?
Farmácias
Mercados
Padarias
Açougues
Postos de combustíveis
Lavanderias
Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô
Transportadoras, oficinas de veículos
Atividades religiosas
Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria
Bancos
Pet shops
Serviços de delivery ou entregas
O que pode funcionar na fase laranja?
Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.
Capacidade de ocupação: 40% do público máximo de cada estabelecimento.
Funcionamento máximo: até 8 horas por dia.
Horário de fechamento: atendimento presencial somente o até 20h.
Parques estaduais, salões de beleza e academias: podem funcionar.
O que pode funcionar na fase amarela?
Todos os setores de comércio e serviços são permitidos, inclusive bares.
Capacidade de ocupação: 40% do público máximo de cada estabelecimento.
Funcionamento máximo: até 10 horas por dia.
Horário de fechamento: atendimento presencial somente o até 22h em todos os setores, exceto no setor de bares, que pode funcionar até as 20h.
O que pode funcionar à noite e aos finais de semana?
O governo de São Paulo determinou que todas as regiões do estado devem seguir as regras da fase vermelha da quarentena aos finais de semana, feriados e das 20h às 6h nos dias úteis.
Na capital, inicialmente o governo havia informado que na segunda-feira (25), por ser feriado do aniversário da cidade, obedeceria às restrições de fase vermelha - ou seja, a mesma regra do fim de semana. No entanto, depois foi informado que, na segunda, as restrições de fase vermelha vão valer só a partir de 20h, como nos demais municípios.
Fonte: AssisCity
Compartilhe!
Deixe seu comentário