Bem-vindo -
11/06/2021

Faxina já retirou fios mortos equivalentes a ida e volta ao RJ

Até o segundo semestre deste ano, deverá ser concluída a ação denominada "Faxina de Cabos Mortos" em Bauru. Até o momento, 1.600 quilômetros de fios e cabos irregulares e inutilizáveis já foram retirados, sendo que muitos se encontravam caídos ou enrolados de maneira precária. O montante equivale a uma viagem de ida e volta de Bauru ao Rio de Janeiro.

A ação começou em abril de 2018, conforme o JC noticiou na época. De acordo com a Comissão de Infraestrutura Aérea Urbana de Bauru (Coinfra), "o cabeamento abandonado no espaço público oferece risco à segurança de pedestres e motoristas e compromete a qualidade dos serviços públicos prestados à população, além de transmitir uma imagem de desleixo e desorganização".

Segundo o presidente da entidade, engenheiro Carlos Kirchner, a ação foi prejudicada pela pandemia da Covid-19, "mas já possibilitou a retirada de 1.600 quilômetros de cabos mortos (inutilizados) dos postes de iluminação, extensão equivalente a uma viagem ida e volta Bauru-Rio de Janeiro. Dos 12 setores designados pelo Plano Diretor da Cidade, concluímos dez e acreditamos que, no segundo semestre, terminaremos o serviço". O volume de cabos retirados é estimado em 64 toneladas.

COMISSÃO

A Coinfra foi criada pelo Decreto Municipal 13.559/17, sendo a primeira do tipo implantada no Brasil. É composta por membros da Prefeitura Municipal, CPFL e empresas de telecomunicação, além da sociedade e profissionais da área de engenharia.

O secretário de Obras, Leandro Joaquim, destaca que a comissão foi criada com o objetivo de trabalhar a questão de distribuição de cabos elétricos e de fibra ótica nos postes de iluminação pública. "O problema é que existia um emaranhado gigantesco desse tipo de fiação e não havia um controle do cabeamento morto, que é aquele cabo que a empresa deixou de utilizar, mas que continuava nos postes. A partir daí, a Coinfra, com a supervisão do poder público, vem realizando este trabalho de remoção dessa fiação" enfatiza.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília. Todos os direitos reservados.