Bem-vindo -
18/02/2021

Feirantes devem deixar praças limpas

Mato alto, entulhos, lixo e desníveis na calçada são alguns dos problemas recorrentes que a população de Bauru mais aponta nas diversas praças espalhadas pelos bairros. O JC recebe reclamações diárias sobre este tema, apesar de a prefeitura realizar mutirão de capinação. Uma alternativa que se mostra capaz de manter estes locais conservados com frequência, segundo comerciantes e representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sagra), são as feiras livres.

Exemplo disso é a Praça José dos Santos, na quadra 27 da rua Antonio Alves, no Jardim Nasralla, que já foi mostrada em situação de abandono em reportagem recente do JC, com muito mato alto, árvore caída e até placa desatualizada sobre a adoção da praça. No último dia (10) houve a reinauguração da feira livre neste espaço público, apenas com barracas de alimentos, cumprindo determinação da fase vermelha do Plano SP. 

E no dia anterior ela foi totalmente capinada, limpa e desobstruída para a chegada dos feirantes e clientes. Além deste cuidado do município, é obrigação dos comerciantes, conforme protocolo de participação assinado por eles, a limpeza do local onde ficam instalados, na chegada e na saída da feira. O JC constatou no dia seguinte da feira, em diversas praças, que, de fato, foram limpas pelos comerciantes. 

Ednaldo Moura, diretor de varejo da Sagra, explica que Bauru tem hoje, com esta reinauguração de quarta, 41 feiras livres espalhadas pela cidade, fomentando comércio de pequenos produtores e microempresários. Segundo ele, oito praças da cidade estão contempladas pelas feiras e o município comportaria ainda mais (veja no quadro abaixo).

PRAÇAS

Ednaldo acredita que mais feiras livres em praças, desde que elas e os bairros estejam aptos a receber, são interessantes porque propiciam a manutenção diária do local. Ele cita que duas novas praças poderiam encorpar o número de feiras, a praça situada na quadra 4 da avenida das Bandeiras, Vila Dutra, e na praça do Jardim Solange. "Se houver interesse da sociedade, a gente faz um estudo", diz. Segundo ele, as praças seguem sendo cuidadas pelo município e pelos feirantes, além de fomentar o comércio.

Ele lamenta, porém, a queda de público e faturamento, devido à pandemia. "Prejuízo médio das feiras, em 11 meses, é estimado em 30%", afirma o diretor.

OPORTUNIDADE

Quem também está esperançosa com as feiras, principalmente em praça, é Luana de Oliveira, 39 anos, microempresária, que estreou seu novo negócio na quarta-feira, na feira livre da Praça do Jardim Nasralla. Ela precisou mudar de rumo com o advento da pandemia. Trocou as lingeries por vendas de queijos, doces, amendoins e outras delícias. "Feira livre era a oportunidade que eu precisava para impulsionar as vendas que já temos fixos, via delivery. Aqui obtemos alvará, temos os protocolos para seguir, tanto sanitário quanto de limpeza, é arejado e a praça fica muito bem cuidada", comenta.

 

- Cumprir horários de chegada e saída.

- Limpar o local antes e depois da feira.

- Não estacionar veículo de passeio ou trailer na praça.

- Cumprir protocolos sanitários e anti-covid.

- Praça Santos Dumont ("do Avião"), Vila Aviação (quarta à noite).

- Praça da Av. Jorge Zaiden, Jardim Contorno (terça à noite).

- Praça Nabih Gebara, Jardim Estoril (quinta à noite).

- Praça José dos Santos, Jardim Nasrala (quarta à noite).

- Praça da ITE (quarta de manhã).

- Parque Vitória Régia (quarta à noite).

- Praça do Flamboyant (terça à noite)

- Praça do Colina Verde (quarta à noite)

Todos os 41 endereços de feiras livres em Bauru e seus respectivos dias podem ser confe-

ridos no site da Prefeitura: www2.bauru.sp.gov.br/sagra/feiras.aspx

Interessados em fazer cadastro para se tornar feirante deve procurar a Sagra de segunda a sexta, das 8h às 12h ou das 13h às 17h. O Secretaria fica na avenida Nuno de Assis, 14-60, Jardim Santana. Telefone do setor de Feira Livre é 3235-1406.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09