Bem-vindo -
30/07/2021

Férias chegam ao fim e aulas retornarão presenciais na 2.ª

Em Bauru, todas as escolas da rede municipal, estadual ou particular vão retomar suas atividades presenciais, nesta segunda-feira (2), seguindo os novos critérios anunciados pelo Governo do Estado. Na data, não haverá mais percentual mínimo de ocupação das salas, somente a exigência do distanciamento mínimo de 1 metro entre os alunos, ao contrário da regra atual, que permite lotação de até 35% nas unidades. Isso vai permitir que um volume maior de crianças e adolescentes frequentem as aulas diariamente após o término das férias de julho. Porém, como algumas instituições não têm espaço físico suficiente para atender todos os estudantes simultaneamente com o afastamento, autoridades afirmam que o ensino deverá continuar híbrido na maioria das escolas.

Na próxima semana, a rede privada retornará das férias de julho e, segundo o diretor regional do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp), Gerson Trevizani Filho, a expectativa é de que quase 100% dos alunos optem pelo regime presencial. "Com o avanço da vacinação e a imunização de professores, funcionários e grande parte dos pais, a maioria está se sentindo mais segura. Escolas com salas grandes vão conseguir atender a todos. As que não conseguirem, mesmo mantendo o escalonamento, vão receber uma quantidade maior de alunos", explica.

Além disso, ainda segundo o diretor do Sieeesp, agora, os pais que optarem por não enviar os filhos para a escola deverão apresentar laudo médico se estiverem motivados por questões de saúde, ou, então, precisarão entregar uma declaração, por escrito, se comprometendo a participar das atividades remotas dos filhos enquanto durar o período de quarentena.

REDE PÚBLICA

Já na rede estadual, de acordo com a dirigente regional de Ensino da Secretaria do Estado da Educação, Gina Sanchez, as 53 escolas de Bauru retornarão das férias de julho ainda com ensino híbrido. "Isso porque as escolas não têm espaço suficiente para receber todos. Porém, com a readequação para a nova regra, os alunos serão divididos em apenas dois grupos, e não mais em três. Ou seja, vão estar com mais frequência na escola. A procura de pais e alunos está muito alta. Cada unidade teve autonomia para definir se o revezamento entre presencial e remoto será diário ou semanal", detalha.

Somente a rede municipal não está em férias atualmente, já que, em março deste ano, quando houve um agravamento da pandemia, o período de descanso de julho foi antecipado pela prefeitura. Atualmente, as Emeis e Emefs estão operando em ensino híbrido e com ocupação máxima de 35%.

Na segunda-feira (2), segundo o Executivo, as escolas vão se adaptar ao novo regramento do Estado, porém, ainda não foram divulgados mais detalhes. "O decreto que regulamenta a volta às aulas está sendo analisado pela Secretaria de Negócios Jurídicos", informa. Essas regras devem ser definidas ainda nesta sexta-feira (30).

Protocolos

Vale enfatizar que todas as escolas do município deverão continuar seguindo os protocolos de contenção da Covid-19, como manter a aferição da temperatura dos estudantes logo na entrada, disponibilizar álcool em gel e exigir o uso da máscara.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.