O jornalista e empresário Fernando Cavazale teve que ser intubado no Hospital Amaral Carvalho, em Jaú (170 km de Ourinhos), onde está internado em tratamento contra a Covid-19, desde ontem (31). O quadro clinico de Fernando evoluiu rapidamente, ele chegou a ficar alguns dias no hospital de campanha em Ourinhos, porém precisava de um leito de UTI (unidade de Terapia Intensiva), como não conseguiu vaga em Ourinhos, foi deslocado à Jaú, onde recebe um ótimo atendimento, de acordo com a família.
Em áudio enviado para pessoas próximas da família e funcionários, a esposa de Fernando, Elaine Geraldo, conta que a intubação foi necessária devido a uma piora de sua saturação e Fernando agora está em coma induzido, e os respiradores automáticos foram acionados para trabalhar pelo pulmão, que estava fazendo um grande esforço.
A filha de Cavezale, Ananda, que vive em Brasília também fez uma postagem na manhã desta terça-feira, 1º, sobre o quadro do pai e pediu orações. Confira abaixo:
“Atualização:
Bom dia, amigos e família.
Quando meu pai saiu de Ourinhos rumo à Jaú para ser internado na UTI de Covid a saturação dele estava em 93. Devido à alta velocidade do SAMU (170km/h), ao chegar no hospital a saturação caiu para 70.
O quadro do meu pai, segundo o médico, é grave. Apesar de ele estar conversando, o médico acredita que ele esteja com no mínimo 80% do pulmão comprometido. Por isso, a indicação dele foi entubação, para que o pulmão do meu pai possa descansar.
Estamos em um mix de emoções e sentimentos. O médico disse que *se ele não tivesse ido pra lá ONTEM, ele não iria sobreviver*.
Estou ao mesmo tempo tensa e preocupada com essa situação e grata a Deus pela chance que meu pai está tendo de ser tratado em um hospital que é referência no enfrentamento ao Covid.
Nós seis a oito meses que o hospital está tratando pacientes de covid, o médico disse que o número de baixas não enche os dedos das mãos. Ele disse que o caso do meu pai é grave, mas pra ficarmos tranquilos que ele vai sair dessa.
Não é fácil ficar tranquilo. As notícias serão atualizadas uma vez ao dia. Chegaremos hoje a Bauru (SP) na casa da minha mãe, que fica ao lado de Jaú, onde meu pai está internado.
*Motivos de oração:*
- Para que meu pai, Fernando, receba o melhor tratamento possível e para que seja completamente curado;
- Para que meu pai fique calmo e tranquilo de maneira sobrenatural, com a paz de Deus que excede todo entendimento;
- Para que Deus abençoe e ilumine os médicos com sabedoria e destreza em cada procedimento;
- Para que Deus limpe o pulmão do meu pai e sua saturação se normalize rapidamente, para que esse sofrimento todo termine logo;
- Pela família, para que Deus nos dê força para passarmos por isso tudo. Só quem passa por uma situação dessa sabe o quanto é difícil e doloroso;
- Para que Deus tenha misericórdia de todos os que estão sofrendo com essa doença e traga a cura para o nosso país e o mundo.
*Nunca pensei que meu pai seria uma das pessoas que chegam a necessitar desse nível de cuidado pela covid. Estamos vivendo um pesadelo que só Deus pode nos livrar. Por favor, se cuidem, usem máscaras, lavem as mãos... Repito o que meu pai disse no hospital: façam tudo para não precisarem chegar lá!"*
Mais uma vez, muito obrigada por estar conosco sendo suporte de tantas maneiras e orando. Permaneçam firmes conosco em oração. Essa luta não acabou, mas cremos em um Deus que pode nos dar a vitória!
Com carinho e gratidão,
Ananda e família”.
Fernando Henrique Mella Ribeiro, o Fernando Cavezale,tem 58 anos e é uma figura ilustre da cidade de Ourinhos, pois é dele autoria da letra do hino oficial da cidade. De acordo com informações, ele chegou a tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, recentemente.
Hino de Ourinhos
Autor: Fernando Henrique Mella Ribeiro
Canto a nossa terra Berço que encerra um povo varonil. Canto o pioneiro que a semente um dia fez florir. Brado toda essa lida Que a mão sofrida aos poucos esculpiu. Ourinhos, tu és fruto de trabalho e amor.
Solo de terra tão roxa De campos verdes cercados de água e céu. Foste um dia café, Hoje os horizontes são teus canaviais. Pardos Panemas e Turvos, Leitos que banham todos os dias teus. Ourinhos, tu és majestoso esplendor.
No sudoeste paulista és a força que avança E persegue a meta de ser sempre bem melhor. Neste limite de estado és a guardiã, És a ponte primeira da integração. Sabes qual é teu caminho, Não sais dos teus trilhos. Constrói um ideal. Ourinhos, o futuro é a estação final.