As árvores espalhadas por todas as regiões do Município vem chamando a atenção pela sua beleza natural
Setembro chegou e com ele o esplêndido espetáculo da florada dos ipês brancos e amarelos presentes por todos os lados da cidade. O espetáculo de beleza nas cores e beleza das espécies existentes na arborização urbana seguem na ordem: ipês-roxos e rosas aparecem entre junho e julho, dos ipês-amarelos entre julho e agosto,e agora chegou a vez dos ipês-brancos.
O ipê é uma das árvores mais populares no Brasil plantadas em áreas urbanas e rurais. Podem ser encontrados em quase todas as regiões do País e chamam atenção pela beleza natural. Desde 1961, o então presidente Jânio da Silva Quadros (1912-1992) declarou o ipê um símbolo nacional. Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa ‘árvore cascuda’, e é o nome popular usado para designar um grupo de até dez espécies de árvores com características semelhantes às de flores branca, amarela, rosa, roxa ou lilás.
Cada árvore produz cerca de 1,3 mil flores em média e pode ser conhecida também como pau-d’arco, por se tratar de uma árvore que, durante muitos anos, foi utilizada por indígenas para fazer arcos e flechas. Agora no início deste mês de setembro, os ipês brancos passaram a ganhar atenção nas ruas, avenidas, praças e em calçadas em frente as casas praticamente em todos os bairros da cidade. Na praça do Teatro Municipal, em frente ao Santuário Nossa Senhora da Glória e, e também em frente à Prefeitura Municipal de Marília, a atenção é toda deles!
De acordo com informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Marília, o ipê é uma das espécies indicadas para o plantio em área urbana e está inscrita no Plano de Manejo de Arborização Urbana do Município de Marília. O plano entrou em vigor em outubro de 2023, dando nova regulamentação ao plantio, desde prazos, cuidados e técnicas aplicadas nos diversos espaços urbanos, prevendo multas e fiscalização.
A média de plantio da cidade é de 76,3%, com o bairro Nova Marília chegando a atingir o máximo de 93,9% de arborização, com 2.774 árvores para 2.954 residências, o bairro Jardim Flamingo atingindo o mínimo de 40,4% com 247 árvores para 611 residências.
A partir de agora Marília tem sido embelezada por todos os ipês, em especial o branco e amarelo, espécies muito importantes que embelezam o urbanismo da cidade. A espécie também é contemplada no Bosque Municipal de Marília Rangel Pietraróia que possui uma área que se tornou o mini parque com mais de 400 ipês-brancos plantados pela Prefeitura Municipal de Marília. Esta área ganha destaque ainda maior na temporada fria do ano, atraindo moradores e turistas para conhecer as belezas dos ipês marilienses.