Em matéria publicada neste sábado, 13, no site do jornal Folha de S. Paulo, a cidade de Ourinhos é destaque negativo e aparece na lista das 50 cidades onde as mortes explodiram na segunda fase da pandemia no Brasil. De acordo com a matéria, o levantamento mostra que esta segunda fase da pandemia é 40% mais letal que a primeira. “Em 50 desses maiores municípios (15% do total), houve uma explosão de óbitos: o pico de agora é pelo menos 80% maior que o do ano passado”.
O jornal Folha comparou a semana com mais mortes nos municípios em dois momentos: março a outubro de 2020 (primeira fase) e o período entre novembro e esta última semana (segunda fase). Os recordes negativos começaram a ser batidos em dezembro e se estendem até agora. Jaú (SP), Chapecó (SC) e Santa Cruz do Sul (RS) foram os locais com as pioras mais graves, em que o pico atual de mortes foi até 11 vezes maior que o do ano passado.
“Foram consideradas na análise as cidades com mais de cem mil habitantes, onde os dados tendem a ser mais confiáveis. Considerando apenas os 190 municípios em que esta segunda fase está pior do que a primeira, 74% estão em aceleração ou estável”
Ourinhos aparece no quadro abaixo com número de mortes com crescimento acelerado. Ao todo, até a última atualização divulgada, no sábado, 13, eram 123 mortes.

50 CIDADES ONDE AS MORTES EXPLODIRAM NA SEGUNDA FASE DA PANDEMIA