Ser gentil não é apenas um comportamento nobre, de afeto e empatia. A gentileza, que tem até um dia mundial para chamar de seu (13 de novembro), pode diminuir a pressão arterial, atenuando problemas cardiovasculares, e até mesmo aumentar a expectativa de vida.
Estudos científicos mostram que tal atitude não traz benefícios físicos e mentais apenas para quem é acarinhado, mas também para quem acarinha. Diante dos momentos difíceis que a sociedade vem enfrentando em 2020, ano marcado pela pandemia da Covid-19, um pouco de gentileza pode ajudar a amenizar o estresse e aumentar a sensação de bem-estar.
"Ser gentil com os outros tem benefícios terapêuticos para o tratamento da depressão, da ansiedade e do bom humor. Porque melhora o bem-estar emocional de quem a recebe e de quem a pratica. Até o fato de presenciar atos gentis é capaz de aumentar de forma duradoura a felicidade", explica a psicóloga Daniele Vanzan, que completa: "Ela fortalece os laços afetivos e cria uma atmosfera de positividade".
Não faltam exemplos de ações gentis neste período. Em meio ao avanço do coronavírus no país, vimos vizinhos se ajudando a enfrentar o isolamento social: em alguns condomínios, pessoas mais jovens se ofereceram para fazer compras para os idosos, por exemplo. Músicos também passaram a realizar apresentações em suas janelas e varandas, espalhando o som pela vizinhança durante o confinamento e tornando-o mais agradável.
As iniciativas solidárias são outra forma de gentileza que marcaram os últimos meses. Durante a pandemia, foram organizados diversos projetos para arrecadar doações para os grupos mais afetados pela crise. Existem outras maneiras, ainda mais simples, de exercer a gentileza no dia a dia.
Sorrir, agradecer e ouvir os amigos e os parentes são algumas delas. Para o psicólogo Rafael Jucá, esses comportamentos devem ser praticados todos os dias, principalmente em meio à pandemia. "A gentileza é fruto de uma empatia com o outro. A gente faz isso escutando mais o outro, colocando-se no lugar do outro, sendo mais paciente. E principalmente usando as 'palavras mágicas': por favor, obrigada, desculpa, bom dia, boa tarde e boa noite. Assim, nós nos conectamos com o outro. Como é dito: 'Gentileza gera a gentileza', e assim vamos vivendo melhor."
Mesmo em isolamento, sem contato com outras pessoas, dá, sim, para ser gentil. Com o objetivo de espalhar boas ações pelo país, está sendo lançado o movimento "Ser gentil", uma plataforma que busca conectar pessoas que querem praticar a gentileza a quem precisa receber essas ações. O projeto conta com apoio do cantor Toquinho, do poeta Bráulio Bessa, sucesso no "Encontro com Fátima Bernardes", e da apresentadora Angélica - além de 30 empresas que já estão reforçando a prática na rotina de trabalho.
A iniciativa tem site e perfil no Instagram, nos quais podem ser baixadas imagens para disseminar a causa nas redes. O movimento também divulga plataformas de apoio a causas sociais, traz dicas de como ser mais gentil e, durante este mês, vai lançar um desafio para praticar uma boa ação por dia.