Bem-vindo -
08/05/2025

Gestante de 37 semanas denuncia descaso na UBS Alto Cafezal

A paciente afirmou que já fez denúncias na Ouvidoria da Prefeitura e enviou mensagens ao prefeito Vinícius Camarinha por e-mail e pelas redes sociais, mas nunca obteve resposta.
Mais uma denúncia de desrespeito no atendimento à população de Marília, desta vez envolvendo uma mulher grávida de 37 semanas. A paciente procurou o portal Marília Urgente para relatar o que ela chamou de “descaso e humilhação” na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alto Cafezal, onde realiza o pré-natal semanalmente.

Segundo seu relato, a gestante chegou à UBS às 12h30 para uma consulta agendada para as 13h  conforme recomendação da própria unidade, que orienta as gestantes a chegarem com antecedência para garantir prioridade. Mas o que era para ser uma simples consulta virou uma espera angustiante de quase 3 horas sob o calor, sem almoço e em total insegurança.

“Semana passada fui atendida às 16h. Hoje fui mais cedo, sem comer, andando debaixo do sol, e mesmo assim só me atenderam às 15h20”, relatou ela em mensagem enviada à redação do MU.

A situação se agravou quando, mesmo tendo chegado cedo, a paciente viu outras pessoas sendo atendidas na frente.

“A doutora chegou só às 13h20. E começaram a chamar pessoas que tinham acabado de chegar, e outras que nem eram gestantes. Quando fui perguntar, disseram que era atendimento da manhã remarcado. Mas e nós, que estávamos lá desde cedo, esperando por uma consulta de 20 minutos?”

A mulher contou ainda que essa não foi a primeira vez que passou por isso. A situação tem se repetido semana após semana. Indignada, ela chegou a chorar de nervoso dentro da unidade. “Eu vou pelas saúde da minha filha, mas não aguento mais. A gente está com 37 semanas, é prioridade, mas somos tratadas como se não fôssemos nada.”

A paciente afirmou que já fez denúncias na Ouvidoria da Prefeitura e enviou mensagens ao prefeito Vinícius Camarinha por e-mail e pelas redes sociais, mas nunca obteve resposta.


Promessas não cumpridas

Durante sua campanha, o prefeito Vinícius Camarinha prometeu humanizar o atendimento e “cuidar da saúde das famílias de Marília”, mas logo que assumiu colocou no cargo para secretária da saúde, a ex superintendente do HC de Marília, amplamente criticada pela péssima gestão do hospital. A realidade atual dos postos de saúde, segundo moradores, está cada vez mais distante do discurso do prefeito.

“O prefeito prometeu cuidar das pessoas. Mas o que a gente vê é abandono. Na UPA tem gente jogada no chão porque não tem cadeira. Nos postos, nem prioridade de gestante é respeitada.”


O espaço segue aberto para manifestação das autoridades citadas.

Você também quer denunciar problemas na sua região? Envie seu relato para o WhatsApp do Marília Urgente: (14) 99116-4140

Imagem ilustrativa da Unidade de Saúde citada na Matéria

Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09