A Secretaria de Saúde entrará em contato, nesta terça-feira (27), com as gestantes de Bauru que tomaram a vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford na primeira dose. Seguindo orientação do Estado, as grávidas nesta situação deverão receber a segunda dose da Pfizer/BionTech.
De acordo com mapeamento feito pela Secretaria de Saúde, 16 gestantes devem tomar a carga complementar com imunizante diferente da primeira dose. Elas receberão hoje o contato por telefone da equipe da Casa da Mulher, para marcar a data da aplicação.
Ainda segundo a nota técnica enviada pelo Estado, as grávidas que se enquadram nesta situação não são obrigadas a tomar a segunda dose, sendo uma decisão que cabe à mulher e ao médico que faz o acompanhamento da gestação. Um termo de consentimento de que a vacina da segunda dose é diferente da primeira deve ser assinado.
Mulheres que se enquadram nesses casos e não receberam o contato hoje poderão falar com a Casa da Mulher a partir desta quarta-feira (28) pelo telefone (14) 3234-3968, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
As demais gestantes tomaram a CoronaVac na primeira dose e devem receber a mesma vacina na carga complementar.