A Secretaria Municipal de Saúde inicia, nesta segunda-feira (15), a vacinação a domicílio dos idosos acamados. A família da pessoa que está restrita ao leito no lar e que ainda não é cadastrada na Prefeitura de Bauru deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para fazer o agendamento.
Com data e hora marcadas, uma equipe da Secretaria de Saúde fará a aplicação da dose na casa do idoso acamado.
EM INSTITUIÇÕES
Todos os idosos institucionalizados - residentes em entidades de longa permanência, como asilos - já receberam a primeira dose da vacina, de acordo com o município. A ação durou uma semana e já foi concluída.
As pessoas com deficiência institucionalizadas também foram imunizadas. Nos próximos dias, esse público receberá a segunda dose.
PROFISSIONAL DA SAÚDE
A vacinação para os profissionais da saúde também continua, mediante agendamento prévio no site www.bauru.sp.gov.br. Podem receber a dose: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários, e os respectivos técnicos e auxiliares destas categorias, com apresentação obrigatória do registro ativo do Conselho de classe.
Também podem tomar a vacina os cuidadores profissionais de idosos, doulas, parteiras e funcionários do sistema funerário que tenham contato direto com cadáveres potencialmente contaminados.
FIM DOS PONTOS MÓVEIS
A partir de segunda-feira, os três pontos de vacinação temporários serão encerrados - o último dia de funcionamento foi nesta sexta-feira (12). Os pontos ficavam no estádio Alfredo de Castilho, do Noroeste, e nas UBSs do Geisel e do Mary Dota. As unidades básicas destas regiões funcionam como referência para o tratamento do coronavírus, por isso, não há aplicação de doses.
Para os moradores da região da Vila Falcão, a partir de segunda-feira, a orientação é procurar a vacina nas UBSs Jussara/Celina, Vila Dutra, Bela Vista, Independência ou Centro, ou na USF da Vila Dutra. Já para os moradores do Núcleo Geisel, as UBSs mais próximas ficam no Núcleo Redentor e no Octávio Rasi. Para os idosos do Mary Dota, as opções são as UBSs do Beija-Flor e Chapadão/Mendonça.