Bem-vindo -
01/08/2021

Indústria é dinâmica por sua diversidade de segmentos

Embora Bauru seja conhecida como a cidade do comércio e prestação de serviços, a indústria, marcada pela diversidade de segmento, é importante no processo de urbanização local. Somada ao setor terciário, a indústria compõe a principal fonte de renda municipal.

Segundo o Caged, até maio deste ano, a indústria empregava 13,3 mil pessoas em Bauru. Embora seja uma um setor que tenha perdido postos de trabalho nos últimos anos e também durante a pandemia, o ramo industrial tem ajudado a levar o nome da cidade Brasil afora com as exportações.

Segundo a regional de Bauru do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que compõe a cidade e outros 24 municípios, os segmentos que mais empregam são o de produção de alimentos (mais de 2,5 mil empregos), fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (1,7 mil empregos) fabricação de máquinas e aparelhos não elétricos (1,5 mil empregos), fabricação de produtos de borracha e material plástico (1,5 mil empregos) e fabricação de celulose, papel e produtos em papel (mil empregos).

Entre os segmentos de destaque está o da robótica. Com 100 funcionários, a Mectrol atua na automatização de linhas de produção em todo o Brasil, tendo como clientes países de toda a América Latina. A ideia surgiu em 1992, em uma sala do Edifício Caravela. Formado em engenharia mecânica, Ronaldo Fanini passou a vender peças para componentes industriais e, pouco tempo depois, iniciou sociedade com o amigo Joaquim Mendes Júnior, também engenheiro mecânico. Juntos, eles investiram nos negócios e, em 1998, nasceu a Mectrol, fundada com a participação de um terceiro sócio, Eduardo Adaniya. Após parceria com uma grande corporação em Taiwan, os negócios foram redirecionados para produtos eletrônicos. Hoje, a empresa integra o conceito da indústria 4.0, que proporciona a interligação de máquinas e sistemas, por meio da conectividade. 

 



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.