20/03/2021
Interna do Lar do Velhos de Assis escreve poema em homenagem ao asilo
A história de Marisa Zanirato é de emocionar, a idosa de 76 anos, resolveu dedicar sua habilidade de escritora para homenagear o Asilo Lar dos Velhos, onde reside atualmente, em Assis.
Marisa escreveu um poema sobre a felicidade que sente morando no local. Segundo a Assistente Social do Asilo, a iniciativa foi da própria idosa, que disse "Querer contar para todos a felicidade de estar no Lar".
Em 2012 Marisa recebeu um premiação no Mapa Cultural Paulista, com a Crônica 'Móveis Memórias', obra que a deixou entre os 5 melhores autores do Estado de São Paulo. Durante a premiação, Marisa disse que estava surpresa com o resultado.
No texto publicado recentemente Marisa traz um outro lado sobre os conhecidos asilos, em um trecho ela fala que o local é totalmente diferente daquilo que as pessoas imaginam.
""Um lugar digno de se tornar um modelo de instituição para idosos. Tenho o privilégio de ser uma moradora de uma casa tão especial.", cita a Marisa em seu poema.
Confira na integra o poema escrito pela idosa de 76 anos e moradora do Lar dos Velhos:
"O LAR DOS VELHOS"
O que é um asilo? Confesso que não sei. Só imagino um depósito de velhos cuja única distração consiste em contar os dias que os separam da morte. Por essa razão vou falar de assuntos mais interessantes. Vou falar de um lugar onde existem faisões, pavões, galos, galinhas e ... Orquídeas! Um lugar onde as pessoas desenham, escrevem, brincam, fazem exercícios físicos e mentais.
Falo aqui do Lar dos Velhos de Assis/SP, uma instituição de abrigo aos idosos que não tem nada a ver com a ideia do senso comum do que seja um asilo.
Aqui há também uma rotina: 05 refeições durante o dia, banho pela manhã, 8 a 9 horas de sono. Enquanto escrevo, observo aproximadamente 10 pessoas desenhando e também observo é claro - os animais do viveiro de aves. É tudo muito belo e agradável. Todos nós estamos à sombra de três mangueiras, ouvindo a melodia dos passarinhos que passam por aqui.
Sou uma das 75 pessoas, moradora aqui do Lar dos Velhos. Além de nós há enfermeiras, enfermeiros, auxiliares de limpeza, cozinheiras, psicóloga, fisioterapeutas e pessoal da administração, serviço social, cabeleireira e manicure. Todo esse pessoal contribui para o funcionamento harmonioso e eficiente da casa.
Este é o Lar dos Velhos de Assis/SP, do meu ponto de vista: um lugar digno de se tornar um modelo de instituição para idosos. Tenho o privilégio de ser uma moradora de uma casa tão especial.
Assis, 16 de Março de 2021
Marisa Zanirato
Fonte: AssisCity
Compartilhe!
Deixe seu comentário