Bem-vindo -
22/06/2021

Inverno começa sem chuva e terá estiagem acima da média, diz Inpe

Sol entre nuvens, temperaturas mais amenas e nada de chuva. O primeiro dia do inverno, estação que teve início à 0h32 desta segunda-feira (21) e só terminará em 22 de setembro deste ano, já deu o tom do que os bauruenses poderão esperar para os próximos meses. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), inclusive, prevê que a estiagem seja acima da média para este período. Diante da possibilidade de a cidade vivenciar uma nova crise hídrica, o DAE decidiu retomar o rodízio na distribuição de água para as regiões abastecidas pelo Rio Batalha (leia mais na página 8).

De acordo com a meteorologista Caroline Vidal Ferreira da Guia, do Inpe, entre os meses de junho e agosto, as chuvas ficarão abaixo da média para o inverno. Já as temperaturas estarão um pouco acima do previsto para esta época do ano.

Ferreira explica que há uma seca bem estabelecida em vários setores do Brasil, como nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. "Quando nós temos um padrão intenso como esse, é muito difícil de quebrá-lo", acrescenta.

Além disso, em termos de circulação da atmosfera, a meteorologista frisa que "há um centro de alta pressão mais intenso entre parte do Leste do Brasil e o Oceano Atlântico, que, de certa forma, inibe alguns fatores causadores das chuvas".

Por outro lado, Ferreira não descarta a entrada de massas de ar frio que levem a chuvas e à queda das temperaturas, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste do País.

Ainda segundo a meteorologista, entre maio e a primeira quinzena de junho, a entrada de massas de ar frio desencadeou uma queda significativa das temperaturas. "Com a chegada do inverno, a tendência é que essa frequência aumente e há indicativos de entrada de massas de ar frio ainda entre o final deste mês e meados do próximo", adianta.

POUCA PRECIPITAÇÃO

Meteorologista do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), Thiago Guerreiro Ferreira informa que "a estiagem é a principal característica do inverno na região de Bauru, que não registra quedas significativas das temperaturas durante este período".

De acordo com Guerreiro, não há previsão de chuva para os próximos dias. Ontem, as temperaturas ficaram entre 11,8 e 22,5 graus.

Até o momento, o dia mais frio do ano foi registrado às 7h de 24 de maio último, quando os termômetros do IPMet alcançaram a marca de 7,5 graus.

DAE retoma sistema de rodízio para quem depende de água do Batalha

Malavolta Jr.

Com 10 dias sem chuva e a chegada do inverno, que possui característica de estiagem em Bauru, parte da população bauruense terá de passar novamente pelo sistema de rodízio no abastecimento de água. O Departamento de Água e Esgoto (DAE) comunicou que a partir desta terça-feira (22) haverá a retomada do revezamento para as regiões abastecidas exclusivamente pelo sistema Batalha/ETA. Na última semana, houve uma queda brusca de 16 centímetros do nível na lagoa de captação.

Na prática, apesar da autarquia não oficializar, o rodízio estava suspenso desde o dia 7 deste mês. Na época, a medida foi tomada devido às chuvas dos dias anteriores que elevaram o nível da lagoa para o seu máximo, de 3 metros e 20 centímetros, o que permitiu um fôlego na captação. Nesta segunda a régua da lagoa apontava 3,04m.

Conforme o JC vem noticiando, o revezamento de água da lagoa de captação do Rio Batalha começou no dia 16 de abril, devido à longa estiagem na época. Na ocasião, foi definido que os bairros das regiões do Centro, Altos da Cidade e Bela Vista iriam ter o abastecimento alternado com os da Vila Falcão, Alto Paraíso e proximidades, com 24 horas de água na torneira e 48 horas sem. A partir do dia 20 de abril, o revezamento retrocedeu e passou a ser a cada 24 horas. Contudo, segundo o DAE, torna-se necessário o retorno ao rodízio para manter o nível da lagoa de captação.

ALTERNÂNCIA

A divisão do DAE volta aos mesmos moldes das últimas semanas, de 24 horas com água e 24 horas sem. Regiões do Centro, Altos da Cidade, Vila Antártica e Estoril I ao IV serão abastecidas nos dias 22, 24, 26 e assim sucessivamente. Enquanto os bairros Ouro Verde, Jardim Ferraz, Shangri-lá, Vila Dumont, Spazio Verde Comendador, Granja Cecília, Jardins do Sul, Jardim Solange, Jardim Eugênia, Terra Branca, Vila Independência, Sabiás, Vila Falcão, Vila Pacífico, Alto Paraíso e Jardim Jussara terão água nos dias 23, 25, 27 e mantendo a mesma alternância.

OBRAS

O DAE reforça que a autarquia trabalha em diversas obras para que a cidade consiga suportar outras épocas com baixa precipitação de chuvas. O poço Praça Portugal está sendo perfurado, e outros dois poços já estão com as licitações abertas. Além disso, o poço Imperial está sendo interligado para auxiliar o sistema Batalha/ETA. Tais obras, em conjunto com a adutora do Santa Cândida e do reservatório Alto Paraíso, inauguradas nos últimos meses, deverão reduzir o impacto da falta de chuvas a partir do final do ano.

ECONOMIZE

A autarquia pede mais uma vez para a população economizar água, uma vez que existe a previsão de estiagem pela frente. O DAE disponibiliza caminhões-pipa para o atendimento nas regiões com abastecimento afetado através do 0800-7710195, que recebe ligações apenas de telefone fixo, ou 3235-6140 e 3235-6179 para ligações feitas por aparelho celular.

Estão fora do rodízio, em função da finalização das obras do reservatório Alto Paraíso e adutora de interligação na rua Salvador Filardi, a Vila Lemos, Vila Seabra, Vila Quaggio e Jardim Bela Vista. Outros bairros que também não terão que passar por revezamento de água na torneira são Parque Santa Cândida, Parque Val de Palmas, Parque Real, Vila Dutra, Vila Industrial, Chácaras Cornélias e Parque Viaduto. Estes, devido a finalização das obras do poço Santa Cândida e adutora de interligação. Segundo o DAE, estas inaugurações desafogam o sistema Batalha/ETA e abastecem cerca de 55 mil bauruenses.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário
Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09