Depois de dias sem uma gota sequer de chuva, a chegada de uma frente fria deve aliviar esse período seco em Bauru, além de baixar as temperaturas. O IPMet prevê precipitação neste final de semana. O órgão também acredita que a cidade apresentará a menor temperatura do ano nesta segunda-feira (24): entre 7 e 8 graus. Até o momento, o recorde foi de 12,4 graus, mínima registrada no último dia 14.
De acordo com o meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira, do IPMet, a frente fria saiu do Sul rumo ao oceano, mas passará pelo município durante esse trajeto, trazendo chuvas isoladas. Neste mês, choveu apenas nos dias 13, quando o órgão registrou somente 1,270 milímetro de água, e 12, com 3,556 milímetros.
A chuva também afetará as temperaturas. Neste sábado (22), elas deverão ficar entre 17 e 25 graus. Já no domingo (23), a expectativa é de que variem de 16 a 23 graus.
Na segunda-feira (24), o IPMet espera que a cidade tenha a menor temperatura do ano: entre 7 e 8 graus. A máxima não deverá passar de 22 graus.
A precipitação deste final de semana pode influenciar no nível da Lagoa de Captação do Rio Batalha, que abastece cerca de 40% do município. Ontem, o índice estava em 3,07 metros, sendo que o ideal é que ele chegue aos 3,20 metros.
'SUPERNUVEM'
Apesar de não estar relacionada com a chegada da chuva, uma "supernuvem" dividiu o céu do município e chamou a atenção daqueles que gostam de observá-lo.
O meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira explica que a manifestação não é rara. "Nós temos uma nebulosidade formada por nuvens densas. Elas estão concentradas na região central do Estado de São Paulo e se deslocam em direção ao Leste, onde deverão se dissipar", acrescenta.
Em 2016, o JC noticiou um fenômeno semelhante, um pouco mais intenso. Na ocasião, várias cidades brasileiras, incluindo Bauru, perceberam a "supernuvem".