ISOLAMENTO: 29,5 mil tupãenses ficaram em casa neste Dia das Mães
Com o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo é possível acompanhar a taxa de isolamento social em diversas cidades do estado, inclusive em Tupã.
A plataforma mostra que, no sábado (8), 42% dos tupãenses ficaram em casa. Já no Dia das Mães, celebrado neste domingo (9), a taxa foi de 45%, o que representa 29,5 mil pessoas.
Na sexta-feira (7), o SIMI-SP registrou que 39% dos 65.570 habitantes de Tupã ficaram em casa. O número representa aproximadamente 25,5 mil pessoas.
Captura de tela dos dados coletados nesta segunda-feira (10), às 13h50.
Os dados foram coletados pelo TupãCity.Com nesta segunda-feira (10), às 13h50 na plataforma do Governo. Vale destacar que o SIMI-SP é gratuito e qualquer pessoa pode acessar. Basta clicar aqui para ser redirecionado ao site.
COMO O SISTEMA DE MONITORAMENTO FUNCIONA?
1. O que é o SIMI-SP?
O Sistema de Informações e Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) foi anunciado em coletiva de imprensa do governo paulista no dia 9 de abril de 2020. Refere-se a um ambiente computacional viabilizado tecnicamente para que o Governo do Estado de São Paulo possa consultar informações agregadas e anonimizadas sobre mobilidade, saúde e demais dados de órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, a partir das quais são definidas pelas autoridades públicas as ações estratégicas necessárias ao combate da Covid-19.
2. Como funciona o índice de isolamento social apresentado pelo SIMI-SP?
Segundo as prestadoras de serviços de telecomunicação, o índice de isolamento é baseado na localização obtida pelas antenas de celulares (Estações Rádio Base - ERBs), as quais "marcam" uma referência para o lugar onde o celular "dormiu" entre as 22h00 e 2h00. Durante o dia, um celular que tenha se afastado desta referência (que é variável, mas para dar uma ideia, chega a aproximadamente 200 metros na cidade de São Paulo), é considerado fora do isolamento. Todo este processamento é feito pela operadora.
3. O GPS precisa estar habilitado para ser incluído no índice de isolamento?