Bem-vindo -
08/06/2021

João Francisco entra para a história

Foi sepultado no Cemitério da Saudade de Bauru, nesta segunda-feira (7), aos 82 anos, o professor universitário aposentado de história João Francisco Tidei de Lima. O historiador era irmão do ex-prefeito da cidade Antônio Tidei de Lima.

Docente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), João Francisco ajudou a viabilizar o processo de estadualização da antiga Universidade de Bauru (UB), que se tornou Unesp no final dos anos 80. Teve papel importante nos bastidores desse pleito, durante mobilização liderada por seu irmão, que era deputado federal.

João Francisco estava bem até esse domingo (6), quando teria apresentado sintomas como falta de ar e tosse no final do dia. Pela noite, sofreu uma embolia pulmonar. Chegou a ser encaminhado para um pronto-socorro particular da cidade, mas não resistiu.

O professor foi colaborador do JC com textos para as seções Opinião e Tribuna do Leitor durante muitos anos. O jornalista Aurélio Alonso lembra que João Francisco escreveu um dos melhores trabalhos sobre índios na Região Noroeste do Estado. Também foi presidente da Vunesp e membro do Conselho Universitário da Unesp.

Além de docente e historiador, João também era escritor. Em 2014, lançou o livro “Alô, Alô, ouvintes: uma história do rádio em Bauru”, que classificou como um convite para conhecer três rádios que marcaram época (PRG8, Auri Verde e Terra Branca) e entender as principais mudanças numa época “fervorosa” no País, que atravessou as décadas de 40, 50, 60 e início dos anos 70.

João Francisco ainda tinha um grande apreço pela história da ferrovia em Bauru e região e, inclusive, pesquisava muito sobre a temática. 

‘PUREZA E INDIGNAÇÃO’

Era uma pessoa querida e respeitada, de muitos amigos e admiradores. Um deles, o advogado bauruense Arthur Monteiro Junior, expressa muito bem o que João significava: “João cultivava a pureza e a indignação, traços nobres de uma figura singular a quem eu muito admiro. Vai fazer falta, muito falta, ainda mais nestes tempos sombrios e tristes. Até um dia, João!”.

Professor João Francisco Tidei de Lima deixa a esposa Anadir Ferreira Lima, 63 anos, além dos filhos Carlos Frederico e Verena.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09