O líder de uma quadrilha especializada no "golpe do falso presente" foi preso em Bauru (SP). A ação criminosa, que gerou prejuízo de R$ 80 mil, envolvia enganar vítimas, principalmente idosas, com a promessa de entrega de presentes em troca de pagamento por taxas falsas.
O golpe começava com uma ligação no aniversário da vítima, informando sobre um presente que necessitava de pagamento exclusivo no momento da entrega. O falso entregador utilizava máquinas de cartão adulteradas, que cobravam valores altos sem concluir a suposta transação.
Durante a investigação, foram apreendidas 14 máquinas de cartão e identificado que o grupo criminoso, originário de São Paulo, tinha como alvo a região de Bauru para a prática das fraudes. O líder admitiu ter feito pelo menos 30 vítimas no município. Segundo a Polícia Civil, nomes de empresas de flores e chocolates eram usados para dar credibilidade ao esquema.
O caso é investigado pelo SIG de Bauru, que alerta a população para evitar pagamentos antecipados sem verificar a autenticidade da oferta.