Sem a tradicional Feira de Bondade, que acabou cancelada em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Apae Bauru apostava todas as suas fichas na 23.ª edição do Festival de Prêmios, mas não conseguiu vender os 40 mil bilhetes que havia definido como meta. A baixa arrecadação fez com que a entidade prorrogasse o sorteio, que ocorreria nesta quarta-feira (24), para o dia 28 de abril deste ano. Se o objetivo não for alcançado, a instituição pode ter que suspender algumas atividades.
Quem faz o alerta é o coordenador-geral da Apae Bauru, Roberto Franceschetti Filho. De acordo com ele, como Bauru está na fase vermelha do Plano São Paulo, os principais pontos de venda dos bilhetes, no Calçadão da Batista e no Bauru Shopping, acabaram fechados.
Hoje, cada bilhete é comercializado a R$ 10,00 somente pelo telefone (14) 3104-2834, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, bem como nos supermercados das redes Confiança e Superbom.
O coordenador-geral da Apae Bauru reconhece que o ano está difícil para todo mundo, principalmente, para a instituição, que não visa lucro. "É perigoso a Apae ter de suspender algumas atividades, mas eu nem quero pensar em quais, porque acredito que, com a prorrogação do sorteio, nós atingiremos a meta", complementa.
Ainda segundo Franceschetti, os governos federal, estadual e municipal bancam 70% da receita da entidade. A comunidade em geral, por meio das doações e da participação junto às ações promocionais, fica responsável pelo restante do valor.
O coordenador-geral da instituição conta que a arrecadação própria da Apae caiu 60% desde o início da pandemia. Porém, os serviços prestados, mensalmente, aos 4 mil usuários nas suas seis unidades não diminuíram, apenas passaram por adaptações.
Atualmente, as atividades voltadas à educação ainda não funcionam presencialmente, mas atingem 100% dos alunos de forma remota. Na saúde, os atendimentos são individuais.
Na assistência social, por fim, uma equipe multidisciplinar visita as casas assistidas, levando cestas básicas e todo o apoio necessário.
Além disso, conforme o JC noticiou em 16 de dezembro de 2020, a Apae alcançou a marca de 500 mil atendimentos desde a sua fundação, em 1965.
PRORROGADO
Iniciada em 21 de dezembro de 2020, a 23.ª edição do Festival de Prêmios deveria sortear, na quarta-feira (24), cinco prêmios, que, juntos, totalizam R$ 63 mil: um Onix Joy Black 0km, uma moto elétrica Beach VI S*, um notebook Positivo Motion Plus 4GB/64GB, uma TV Philco Led Full HD (43 polegadas) e um Asus Zenfone Max Shot.
Agora, após a autorização da Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria (Secap), órgão vinculado ao Ministério da Economia, o sorteio mudou para 28 de abril deste ano. Desse modo, a venda dos bilhetes ocorrerá até o dia 27 do mesmo mês.
SERVIÇO
Para obter outras informações sobre o Festival de Prêmios, basta acessar o site www.apaebauru.org.br.