A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, recebeu, na manhã desta sexta-feira (11), a primeira remessa da vacina Pfizer/BionTech. Conforme o JC adiantou, o município recebeu 5.838 doses, enviadas pelo Estado após repasse do Ministério da Saúde.
O imunizante da Pfizer será aplicado a partir dos próximos dias, na campanha de vacinação da Covid-19, que já conta com unidades da CoronaVac e AstraZeneca/Oxford, estas usadas desde o começo do ano.
A expectativa inicial é aplicar o novo imunizante em gestantes e puérperas sem comorbidades, profissionais de 18 a 44 anos da rede básica de ensino e pessoas com deficiência permanente.
A vacina da Pfizer precisa ser aplicado em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde já estão sendo preparadas para o manuseio do novo imunizante, uma vez que, diferentemente dos outros, a Pfizer possui um preparo diferente, com adição de um diluente antes da aplicação.
DEFENSORIA
A chegada da Pfizer/BionTech em Bauru ocorre cerca de duas semanas depois de a Anvisa estender, de cinco para 31 dias, o prazo de armazenamento da vacina em geladeira comum, o que facilitou a logística de distribuição.
Na ocasião, conforme o JC noticiou, a Defensoria Pública do Estado em Bauru chegou a enviar ofício à Secretaria de Estado da Saúde para verificar a possibilidade de o município ser habilitado para receber o imunizante, depois de confirmar que a Secretaria Municipal de Saúde possuía estrutura para armazenamento das doses.