A Prefeitura de Bauru, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, divulgou, no início da noite desta terça-feira (23), mais onze óbitos pelo coronavírus. Agora, o total de vidas interrompidas pela Covid-19 no município chega a 520. As mortes ocorreram entre os dias 18 e 23 de março (veja no quadro abaixo). E a quantidade de vítimas fatais registradas tende a aumentar nos próximos dias, considerando que o Departamento de Vigilância Epidemiológica investiga outros sete óbitos.
Além disso, seguem morrendo pacientes que sequer tiveram acesso a leitos públicos de terapia intensiva. Segundo a prefeitura, quatro das 11 vítimas fatais notificadas ontem estavam internadas em 'serviço público', ou seja, no 'mini hospital' ou em UPAs da cidade, enquanto aguardavam por vagas de UTI em hospitais do Estado. Agora, subiu para 27 o número de pessoas que morreram nessas condições somente em março deste ano, segundo levantamento feito pelo JC.
Outro agravante é que, ontem, de acordo com o governo municipal, 35 pacientes esperavam por leitos no 'mini hospital', sendo oito em UTI e 27 em enfermaria. No local, são 53 leitos que contam com, segundo a prefeitura, "todo o suporte, com acompanhamento médico, de enfermeiros, medicamentos e exames".
Já o Hospital Estadual (HE) de Bauru segue operando acima de sua capacidade máxima, com 60 pessoas internadas em leitos de terapia intensiva. O Estado afirma que são 58 vagas de UTI Covid na unidade.
NOVOS CASOS
O mais recente boletim epidemiológico ainda aponta que Bauru tem 31.330 casos positivos de coronavírus, sendo que 298 deles foram contabilizados ontem. Também houve aumento no número de pessoas consideradas recuperadas, chegando a 28.310.