Bem-vindo -
27/03/2021

Mais seis morrem à espera de UTIs

Bauruenses com Covid-19 seguem na fila por UTIs. E o mais triste: em meio a essa espera, muitos têm perdido a batalha contra a doença. A Prefeitura Municipal divulgou, nesta sexta-feira (26), mais dez mortes na cidade (veja o perfil no quadro abaixo), sendo que, desse total, seis aguardavam leitos de terapia intensiva, ou seja, não puderam contar com a estrutura hospitalar completa para tentar vencer o coronavírus.

Ainda muito preocupante, a fila de espera por UTIs em Bauru ontem caiu para sete pessoas com Covid - eram 14 no dia anterior. Além desses casos mais graves, 22 pacientes aguardavam vagas de enfermaria.

Essas pessoas ficam no 'mini hospital', unidade municipal que tem 53 leitos e é uma junção do PS Central e do Posto Atendimento Covid (PAC). O espaço foi articulado para tentar amenizar a falta de vagas de internação neste momento crítico da pandemia.

De acordo com a prefeitura, no local, os pacientes recebem todo o suporte, com acompanhamento médico, de enfermeiros, medicamentos e exames. Entretanto, é de consenso que a estrutura não é tão complexa quanto a de uma UTI propriamente dita.

Desse modo, o 'mini hospital' deveria funcionar, principalmente no caso dos pacientes graves, como posto de passagem para uma transferência breve ao Hospital Estadual (HE) ou a outras unidades referenciadas à Covid-19 na região. Porém, com a lotação desses hospitais, não é o que tem acontecido.

Ontem, por exemplo, o HE já estava operando, mais uma vez, além da sua capacidade. Havia, segundo o informe municipal, 62 pacientes graves para uma estrutura de 60 UTIs. Há um mês, a unidade não consegue baixar a casa de 100% de ocupação.

Com isso, várias pessoas seguem morrendo no 'mini hospital', enquanto esperam um leito de terapia intensiva.

MORTES NA FILA

Com os dados de ontem, a triste estatística de homens e mulheres que perderam a batalha para o coronavírus em Bauru sem conseguir uma vaga de UTI sobe para 37 só em março,.

O levantamento é feito pela reportagem do JC com base nos boletins diários emitidos pela Prefeitura Municipal. Esses pacientes aparecem nos informes como internados em "serviço público", ou seja, estavam no 'mini hospital' - a maioria absoluta - ou nas UPAs.

Óbitos divulgados em março já são o dobro de fevereiro

Com as dez mortes divulgadas ontem em Bauru, março já tem o dobro de notificações de óbitos de fevereiro inteiro. São 126 vítimas fatais registradas em março e 63 no mês anterior.

E a quantidade de vítimas fatais no município, infelizmente, tende a aumentar. O boletim desta sexta-feira apontou que mais seis mortes estão sob investigação da Vigilância Epidemiológica.

Já os casos da doença subiram para 32.137, com a confirmação de novos 258 registros.

Por outro lado, 28.922 bauruenses pegaram a Covid-19 e conseguiram se curar.



Fonte: JC Net
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados CNPJ: 42.082.895/0001-09