Bem-vindo -
03/05/2022

Marília tem mais 7 acidentes com escorpião

Marília soma mais sete acidentes com escorpião na última semana, elevando para 41 o total de ocorrências nos primeiros quatro meses de 2022. E segundo a Divisão Municipal de Zoonoses da Secretaria da Saúde, esses animais têm sido encontrados com mais frequência em áreas urbanas.

Até dia 21 de abril a soma era de 34 acidentes com escorpião em Marília neste ano. Na última semana houve mais sete notificações, subindo o total para 41.

 

A Divisão de Zoonoses aconselha a população a entrar em contato com o serviço quando identificar a presença do animal, ainda que não tenha havido acidente.

 

“A Divisão Municipal de Zoonoses faz a avaliação do risco e intervenção na proliferação”, informou o serviço municipal. O telefone da Secretaria da Saúde é (14) 3402-6500.

 

Existam inúmeras espécies desses animais, nem todas possuem um veneno tóxico o bastante para causar acidentes graves com sua picada, mas há risco à saúde e à vida.

 

A picada do escorpião deixa a região inchada e avermelhada. Além de provocar dor intensa e imediata. Casos graves podem causar aumento da frequência cardíaca, salivação aumentada, falta de ar e pressão arterial baixa.

 

Socorro

 

Diante de ferimentos com animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões e aranhas, é fundamental buscar ajuda médica nos Prontos Atendimentos ou Pronto Socorro. É importante lavar o local com água e sabão e nunca fazer amarrações, se automedicar ou passar substâncias caseiras na região.

 

No caso específico de escorpiões, pode usar uma compressa quente após a lavagem até que chegue ao Pronto Atendimento. E no caso das serpentes, a identificação da cobra propicia o uso de soro específico.

Fonte:JM


Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.