Bem-vindo -
17/04/2024

Marília utiliza drones no combate a Dengue

Mapeamento com drone em Marília é a nova ferramenta da Secretaria Municipal de Saúde para combate contra a dengue
A guerra contra a dengue em Marília ganhou mais uma ferramenta importante nesta segunda-feira, dia 15 de abril de 2024. O novo serviço da Secretaria Municipal de Saúde se trata do mapeamento de terrenos e residências de difícil acesso com utilização de imagens feitas por drones. O objetivo é notificar os proprietários de terrenos que apresentarem criadouros do mosquito Aedes aegypti para que realizem a eliminação do foco, sob pena de multa por descumprimento.

O monitoramento teve início pelos bairros abrangidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Cascata, por ser a região com maior número de denúncias na Ouvidoria Municipal em relação aos possíveis criadouros. A segunda área atendida deve ser da UBS Alto Cafezal, que também acumula muitas reclamações públicas sobre potenciais criadouros.

De acordo com a supervisora da Vigilância Ambiental e coordenadora deste serviço, Vivian Funai, a utilização é importante para conseguir eliminar criadouros onde a fiscalização não tem acesso. “Em caso de constatação dos criadouros, buscaremos as informações do proprietário no cadastro imobiliário e enviaremos a notificação por carta. Caso o dono não seja encontrado, publicaremos a notificação no Diário Oficial do Município de Marília”.

O serviço utiliza três drones  DJI Mavic 3, que filma em qualidade 4k, faz fotos em Full HD (1080 pixels) e tem zoom de até 28x. Com essa capacidade é possível identificar uma lata no chão ou objetos até menores. “Muitas vezes não é preciso que seja observada água ou mesmo larvas dentro do recipiente, porque este é um trabalho preventivo, serve para acabarmos com todos os possíveis criadouros”, explicou Vivian.

A supervisora da Vigilância Ambiental ainda ressalta que o objetivo da notificação é educativa. “A multa só é aplicada somente no caso do proprietário não regularizar a situação notificada. O valor inicial é de R$ 500 a R$ 5.000, e pode dobrar a cada vencimento de novo prazo para cumprir a notificação”.

Todas as imagens serão usadas exclusivamente para fiscalização contra a dengue e tem caráter sigiloso, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Fotos Marcelo Martin
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região
© Copyright 2019 Marília Urgente - Sua Notícia em Marília e Região. Todos os direitos reservados.