A média de casos de Covid-19 voltou a crescer em Bauru nesta última semana, após registro de queda em meio ao aumento de casos neste início de ano. As mortes, por sua vez, seguiram em alta, possivelmente como resultado das aglomerações registradas na cidade entre o final do ano passado e início de 2021.
De acordo com dados extraídos dos boletins divulgados diariamente pela Prefeitura Municipal, a média móvel foi de 144,8 novos casos por dia na semana entre 8 e 14 de fevereiro, sendo que, na semana anterior, a média havia sido de 94,8 casos.
Já nas semanas entre 25 e 31 de janeiro e 18 e 24 de janeiro, os picos de 173,3 e 191,6 casos diários, respectivamente, foram alcançados.
MORTES
A média de mortes, por sua vez, ainda não parou de aumentar desde o início do ano e chegou, nesta última semana, a 2,86 óbitos por dia, sendo que, na semana de 1 a 7 de fevereiro, o índice havia sido de 2,57 mortes. Desta forma, somente nos primeiros 15 dias deste mês, a cidade já contabiliza 42 vítimas fatais da Covid-19.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Orlando Costa Dias, o aumento, provavelmente, não possui relação com uma eventual variante do novo coronavírus circulando em Bauru (leia mais na página 4), mas sim com uma oscilação natural dos índices epidemiológicos. "Nossa taxa de retransmissão, de acordo com o Ministério da Saúde, que era de 1,8 em janeiro, caiu para 0,8, ou seja, cada pessoa contaminada está transmitindo o vírus para menos de uma pessoa", pontua.
IMUNIZAÇÃO
Por conta disso, ele analisa que, nas próximas semanas, a cidade voltará a registrar queda de casos e de mortes, tendência fortalecida, também, pelo processo de vacinação da população, incluindo o público idoso, que possui mais chances de desenvolver a forma grave da doença.
"Somente no sábado, tivemos 1.111 pessoas a partir de 85 anos imunizadas. Ao todo, quase 14 mil, 15 mil pessoas já receberam a primeira dose. Em pouco tempo, conforme formos ampliando estes números e aplicando a segunda dose, consolidaremos a queda nos índices da cidade", completa.