Uma semana depois de realizar um teste de detecção da Covid-19, em um posto de saúde de Ourinhos, uma menina de 6 anos recebeu, nesta quarta-feira, 21, o resultado, que confirmou, o que já desconfiava o médico da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Ourinhos, que viu uma mancha no pulmão da pequena, através de um exame de Raio X. O médico já havia receitado vários medicamentos, que foram comprados pela família, que teve que arcar com mais de R$500,00, pois não são oferecidos pela rede pública de saúde do município. (confira o áudio da mãe da menina acima)
Mãe e filha na terça-feira, dia 13 de julho, reclamaram do atendimento no “Postão Central” (clique e relembre).
Após a matéria do Passando a Régua ser publicada, tanto a menina, como toda a família conseguiram fazer testes para Covid no posto de saúde do Jardim Itajubi, porém, só a criança realizou o swab, enquanto que o restante fizeram o teste rápido, conhecido da picadinha, que deram negativo. Lembrando que o swab combinado de nasofaringe é um teste molecular, ou seja, baseado na pesquisa do material genético do vírus (RNA) em amostras coletadas por swab da nasofaringe. É considerado o exame laboratorial padrão-ouro para diagnóstico da infecção. Ele pode ser encontrado nas versões convencional (prazo de realização de pelo menos 24h) e na versão POCT (point of care testing, com prazo de realização de poucas horas).
A menina de seis anos é aluna da escola Municipal Professora Nilse de Freitas, na Vila Brasil. A mãe contou que, apesar de estar tomando os medicamentos, ela ainda não está muito bem e deve fazer mais um exame para verificar a sua situação, pois também teve uma sequela no coração. (confira o áudio acima)
Relembre a relação de medicamentos: