Com o preço do botijão variando de R$ 80,00 a R$ 90,00 e o aumento da miséria em virtude das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a Casa da Sopa da Vila Dutra e a Associação dos Amigos da Praça Sidival Pires, em Bauru, pretendem instalar uma cozinha solidária para quem não consegue comprar gás. A ideia é fornecer fogão, panelas e até mantimentos para a população cozinhar, mas ainda depende de alguns donativos para sair do papel.
De acordo com a coordenadora da Casa da Sopa da Vila Dutra na região do Jardim Petrópolis, que receberá a iniciativa, Eide Ferreira Lima Abreu, a ideia partiu da coordenadora geral da entidade, Rose Lopes. "As famílias em situação de vulnerabilidade social terão uma cozinha à sua disposição na sede da Associação dos Amigos da Praça Sidival Pires, que é a nossa parceira em outras ações", adianta.
Presidente da Associação dos Amigos da Praça Sidival Pires, Antônio Joaquim Cardoso Filho, o Careca, explica que a sede da instituição, localizada na rua Capitão Mário Rossi, 7-73, já possui um fogão industrial e outro convencional.
Os voluntários costumam utilizá-los para produzir, semanalmente, um café da manhã à população carente do bairro. As entregas, inclusive, ocorrem na praça que dá nome à entidade e a iniciativa conta com o apoio da Casa da Sopa.
EXPEDIENTE
Segundo Careca, a cozinha solidária deverá ficar aberta de segunda a segunda-feira, das 8h às 22h. "Tem gente escolhendo entre comprar o gás ou a comida, fato que nos levou a lutar para tirar a ideia do papel", acrescenta.
Porém, a ação ainda depende de alguns donativos. "Nós pretendemos nos reunir com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Bauru, Lúcia Rosim, para solicitar os mantimentos", observa.
Se tudo caminhar bem, a expectativa é de que a cozinha solidária comece a funcionar dentro de 30 dias. O local, que receberá apenas um membro de cada família, terá capacidade para abrigar duas pessoas por vez.
SERVIÇO
Para ajudar com doações em mantimentos ou dinheiro para comprar itens como botijões de gás, basta entrar em contato através do telefone (14) 99694-2196 (Careca).