A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu o credenciamento de 13 leitos do "mini hospital" de Bauru, denominação dada à junção do Pronto-Socorro Central (PSC) com o Posto de Atendimento da Covid-19 (PAC) Posto Avançado Covid (PAC). A partir de agora, essas vagas usadas no tratamento de casos de Covid-19 receberão recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A administração municipal receberá R$ 479.678,40 do Fundo Estadual de Saúde. O valor é repassado ao Fundo Municipal de Saúde e, posteriormente, o Estado é ressarcido pelo Ministério da Saúde. No último mês, a prefeitura entrou com o pedido de credenciamento de 13 leitos na Secretaria de Estado da Saúde.
O montante repassado é para um período de três meses. Dos 13 leitos habilitados, cinco são de enfermaria e oito de suporte ventilatório, que possuem estrutura similar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde os pacientes graves que não precisam de hemodiálise são intubados.
MINI HOSPITAL
No começo deste ano, o município unificou o Pronto Socorro Central (PSC) e o PAC em um ‘mini hospital’, voltado para casos da patologia, com 53 leitos, todos destinados a pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Uma ala separada do PSC, ao lado, recebe ainda pacientes com traumas muito grave.
Com exceção do dinheiro obtido para os 13 leitos, o custeio do restante da estrutura do PSC/PAC é feito totalmente com recursos municipais, para que os pacientes que aguardam vaga em hospitais do Estado possam receber todo o tratamento, com acompanhamento médico, de enfermeiros, medicação e exames, incluindo também suporte ventilatório com respiradores e oxigênio, se necessário, informa a assessoria de imprensa da Prefeitura de Bauru.