Há cerca de um ano, ninguém imaginava que uma área repleta de mato situada na quadra 1 da avenida Francisco Silvestre, no Jardim Silvestre 2, em Bauru, se transformaria em um bosque. Recentemente, o projeto encabeçado pelo presidente da Associação dos Moradores do Jardim Silvestre 1 e 2 e delegado fiscal do Plano Diretor, Marcos Prado, já começou a tomar corpo com a instalação de alguns brinquedos doados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel).
De acordo com o idealizador da iniciativa, o bairro onde ele vive há mais de uma década precisava de um espaço público de lazer. "Diante disso, eu elaborei o projeto e montei uma equipe de voluntários, momento em que a minha ideia começou a sair do papel", acrescenta.
Ainda segundo Prado, o terreno que abrigará o bosque deveria ser uma praça, mas nada havia naquela área fora o mato alto. O morador resolveu adotar o espaço e, desde então, a prefeitura acompanha de perto toda a sua transformação. A prefeita Suéllen Rosim, inclusive, esteve no local no último final de semana.
Além da instalação dos brinquedos, o projeto de Prado prevê academia ao ar livre, iluminação, pista de caminhada e vegetação exuberante. "Agora, nós dependemos da prefeitura nos doar alguns equipamentos, como o alambrado, afinal, pretendemos cercar a área, garantindo a segurança dos frequentadores e a zeladoria do local propriamente dito", pontua.
EXPEDIENTE
A ideia é de que o bosque tenha horário para abrir e fechar. Se tudo caminhar conforme o seu idealizador espera, a inauguração deverá ocorrer dentro de um ano.
O grupo também trabalha para garantir que a vegetação seja exuberante. "Nós já plantamos 26 mudas de árvores, algumas delas frutíferas, concedidas pela Semma. Futuramente, gostaríamos que as escolas levassem os seus alunos até lá para conviver com a natureza e afastá-los um pouco do celular", finaliza.