A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta terça-feira (29), a imunização de pessoas em situação de rua com a vacina Janssen, que tem como diferencial a aplicação de dose única para a completa proteção contra a Covid-19. Neste primeiro dia, 13 moradores receberam as doses, que foram aplicadas por equipes do programa Consultório na Rua.
Durante o trabalho de localização e abordagem deste público, os profissionais contaram com apoio de servidores da Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes), inclusive dos que atuam no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro-Pop).
Conforme o JC divulgou, a prefeitura recebeu 2.230 doses da Janssen, produzida pela Johnson & Johnson, nesta segunda-feira (28). Segundo a assessoria de imprensa do Executivo bauruense, nos próximos dias, mais pessoas em situação de rua receberão as doses. A estratégia de imunizá-los com esta vacina é considerada importante para que as equipes de saúde não precisem procurá-los pela cidade uma segunda vez.
OUTROS GRUPOS
Porém, como haverá sobra de doses, a secretaria ainda deve definir outros grupos prioritários para recebê-las. Em matéria do JC, em 11 de junho, o secretário municipal de Saúde, Orlando Costa Dias, afirmou que tinha a intenção de utilizar o imunizante também em coletores de lixo, fiscais da Seplan e agentes do Grupo de Operações de Trânsito (GOT) da Emdurb.
A decisão, contudo, ainda não foi tomada. A expectativa é de que a definição ocorra nesta semana. Com a chegada da Janssen, Bauru passou a contar com os imunizantes disponíveis no País atualmente, incluindo as vacinas da CoronaVac, da AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BionTech, que são de duas doses.